
Força Nacional desembarca em MT após ameaça de invasão de indÃgenas em canteiro de obras de usina
Usina Hidrelétrica São Manoel está sendo construÃdo na divisa de Mato Grosso com o Pará. Juiz federal atendeu pedido da diretoria da usina diante de risco de invasão.
Foto: TVCA/Reprodução)
Por G1 MT      Equipes da Força Nacional desembarcaram nesta quinta-feira 912) em Alta Floresta, a 800 km de Cuiabá, para cumprirem uma decisão judicial que determinou a garantia de segurança no canteiro de obras da Usina Hidrelétrica São Manoel, que está sendo construÃda no Rio Teles Pires, na divisa de Mato Grosso com o Pará.
A decisão é assinada pelo juiz Marcel Queiróz Linhares, da Segunda Vara Federal de SInop, a 503 km da capital, e atende a um pedido feito pela diretoria da empresa responsável pela usina, após a ameaça de invasão de indÃgenas no local.
Segundo consta na decisão, a presença da Força Nacional visa evitar danos ao patrimônio e garantir o direito de ir e vir dos funcionários da usina.
Em julho deste ano, Ãndios da etnia Mundukuru invadiram o canteiro de obras da usina e passaram quatro dias ocupando o local. Os Ãndios alegam que a construção traz impactos à cultura indÃgena.
No ano passado, uma engenheira e seis operários que trabalham na construção da usina hidrelétrica foram mantidos reféns dos Ãndios da etnia Kayabi , na aldeia Kururuzinho, próxima ao municÃpio de Alta Floresta. Na época, os indÃgenas reclamam da contaminação do rio após um vazamento de óleo na região.
 A usina
 A hidrelétrica São Manoel começou a ser construÃda em 2014. Segundo a empresa responsável pela usina o prazo previsto para conclusão da obra é maio de 2018. Quando estiver pronta, seu reservatório terá uma área de 66 quilômetros quadrados, e capacidade de geração de 700 megawatts.






