Vacinação contra a gripe começou, e idosos e crianças serão prioridade

    130
    0
    Google search engine

    LABORATÓRIO S JOSÉ

                      A Prefeitura de Colíder, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou na segunda-feira (04) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza, que segue até 22 de maio. O Dia ‘D’ está marcado para o dia 9 (sábado). O objetivo da campanha é reduzir as complicações e internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza. Para isso, todos os Postos de Saúde da Família (PSF) da cidade e de Nova Galiléia no interior disponibilizam a vacina.

                     A meta é imunizar pelo menos 80% de cada um dos grupos prioritários para a vacinação: trabalhadores da área da saúde, povos indígenas, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos 11 meses e 29 dias), gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas, indivíduos com 60 anos ou mais, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional e trabalhadores da saúde. Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis (com receita).

                   Em Colíder, os PSFs disponibilizarão a vacina das 7h30 às 16h30 dos dias 4 a 22 de maio, exceto no dia 9, quando os funcionários dos PSFs farão força-tarefa e trabalharão de 8h as 17h.

                       De acordo com o Enfermeiro Rogério Nunes da Silva responsável pela imunização vale salientar que as vacinas estarão disponíveis a partir de sábado próximo em todos os PSFs e no dia D nos PSFs Perin, Sagrada Família, Celídio Marque, Bom Jesus e Nova Galileia e no Centro Municipal de Saúde. Todavia houve atraso nas entregas de vacinas pelo Ministério de Saúde aos municípios, fato que poderá provocar ineficácia no atendimento em massa. Meta: 805 de cada faixa prioritária sendo: idosos 2900 crianças 1900 gestantes 294 trabalhadores da saúde 754 e puérperas 67 pessoas. A vacina da campanha previne contra os vírus da gripe H1N1 (gripe suína), gripe H3N2 e influenza B.