Início CIDADANIA Vereadoras Dóris e Edina participam de reunião do projeto Primeiro Passo sobre...

Vereadoras Dóris e Edina participam de reunião do projeto Primeiro Passo sobre curso de treinamento de jovens aprendizes

121
0
Google search engine
ASSESSORIA DE IMPRENSA

 index (39)         Foi realizada na segunda-feira (8.01), no Centro Múltiplo Uso do bairro Bom Jesus, a primeira reunião sobre o projeto Primeiro Passo, uma iniciativa do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT) desenvolvida em parceria com a Prefeitura de Colíder, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Associação Comercial e Empresarial (Acic), entidades e empresas locais.

                    Pais e jovens receberam informações sobre inscrições ao curso Jovem Aprendiz e detalhes sobre os treinamentos. As vereadoras Dóris Sguizardi (DEM) e Edina Martins (PT) acompanharam o evento. O principal objetivo do programa é combater o trabalho infantil por meio do estímulo à aprendizagem e afastar jovens em situação de vulnerabilidade social do trabalho precoce.

 PRIMEIRO PASSO               Colíder é a terceira cidade de Mato Grosso a ser beneficiada pela iniciativa, depois de Cuiabá e Nova Mutum. A Acic está encarregada de mobilizar empresas sobre o cumprimento da Lei Nacional de Aprendizagem. A Guarda Mirim cederá a estrutura para realização dos cursos, que serão ministrados pelo Senai. A Secretaria Municipal de Assistência Social irá encaminhar e selecionar os participantes do projeto.

IMPORTÂNCIA

      index (47)              Da Assessoria

      Conforme Dóris Sguizardi, a iniciativa capacitará jovens para o mercado de trabalho, sem o abandono dos estudos. “O participante do projeto terá que comprovar que está matriculado e estudando”, acrescentando que os participantes serão contratados pelas empresas que aderiram à iniciativa.

                Por enquanto, empresas de Colíder estão disponibilizando 28 vagas a adolescentes e jovens de 14 a 24 anos. “A oferta ainda é pouca. Espero que mais empresários se interessem contratar jovens aprendizes. É um investimento na parte social que tira o adolescente da rua, fazendo com que ele aprenda uma profissão. O jovem tem condições para produzir muito”, comenta Dóris.

          index (39)             Da Assessoria

Edina Martins também ressalta a importância do Primeiro Passo. “Os pais estão preocupados, pois os seus filhos ficam desocupados em casa. Esse projeto oferece uma oportunidade ao adolescente e vai permitir com que esse jovem tenha acesso ao mercado de trabalho”, pontua a vereadora.

O Primeiro Passo integra as ações realizadas pelo Tribunal no Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem. A ação é desenvolvida pelo TST em parceria com os TRTs.

PRIMEIRO PASSO 2

TRABALHO INFANTIL

                 O trabalho infantil possui dados alarmantes. São mais de 168 milhões de crianças em todo o mundo, vítimas de exploração, com trabalhos degradantes. No Brasil, são cerca de 3,3 milhões de crianças e jovens, entre cinco e 17 anos, dos quais 70 mil possuem, no máximo, nove anos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).