

Referência em iniciativas educacionais que envolvem agroecologia, sustentabilidade e economia solidária, a Escola Municipal do Campo São Mateus, distante cerca de oito quilômetros da cidade de Colíder, recebeu nesta quarta-feira (17.03) a visita das vereadoras Maria Helena e Joize Marques e dos vereadores Marcelo Canova, Adriano Santos e Luiz Fiscal.
Recebidos pelo diretor Laércio Aparecido Costa e pela coordenadora Luzia Bárbara da Silva, os parlamentares conheceram as dependências da instituição, cuja metodologia utilizada prioriza a relação direta das atividades envolvendo teoria e prática. Isto é, os conhecimentos teóricos são vinculados às aulas práticas com o emprego de técnicas agroecológicas que minimizam os impactos ambientais.
DO CAMPO PARA O CAMPO
Atualmente, a escola atende 140 alunos. A vereadora Maria Helena, primeira-secretária da Câmara de Colíder e professora, informa que, além das disciplinas regulares, a unidade oferece Agroecologia e Sustentabilidade e Economia Solidária. As atividades envolvem arborização com o uso de espécies nativas e exóticas, estudo da flora invasora, produção de adubo orgânico, educação ambiental dos resíduos sólidos, estudo dos insetos da região e controle biológico, formação do banco de sementes e produção de mudas.
“É uma instituição que constrói uma educação pensada a partir do campo para o campo. A carga horária é maior, totalizando mil horas anuais de aula. Nas escolas regulares, são 800 horas. Eu já conhecia a escola e acompanhei os demais parlamentares, que ainda não conheciam o espaço, que está reformado e bonito. Falta, apenas, equipar o laboratório de informática com mais computadores”, relata a vereadora.
REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO
Marcelo Canova ficou bem impressionado com a estrutura da Escola São Mateus. “Eles têm ali salas bem estruturadas, quadra e materiais importantes. Foi uma visita proveitosa. A gente ouviu as demandas da diretoria. Há alguns problemas que vamos tentar resolver, como mais computadores e pequenas manutenções, por exemplo. Tenho certeza que o governo municipal fará o que for possível para garantir esses investimentos”, pontua o vereador.
Adriano Santos comenta que, além de diretor e coordenadora, o quadro de servidores é composto por mais 11 professores. “A escola já tem quarenta anos de atividade. Foi construída com recursos do governo federal e é fundamental para a comunidade São Mateus. Agora, vamos solicitar ao prefeito e à Secretaria de Educação algumas melhorias que precisam ser feitas”, destaca.
Luiz Fiscal diz que os vereadores irão propor ao governo municipal a realização de algumas melhorias na escola. “Vamos resolver alguns problemas existentes. A estrutura da Escola São Mateus é referência no município e na nossa região. É uma escola muito bem preparada. Fizemos essa visita técnica e conversamos bastante com o diretor e vamos ajudar eles lá”, pontua.
TRANSFERÊNCIA DE ALUNOS
A vereadora Joize também se encantou com a estrutura que a Escola São Mateus oferece. “A estrutura física é perfeita. Está toda equipada, tem o laboratório de informática. Algumas salas têm televisão. O material didático é perfeito. Tem a horta e uma quadra coberta muito bem estruturada. O diretor Laércio e a coordenadora Luzia têm amor por aquela escola. Cuidam muito bem. É uma escola preparada para atender os alunos do campo. Percebi, no entanto, que é necessário substituir alguns computadores por novos, mais atualizados”, relata.
No entanto, nem tudo são flores. Segundo Joize, o diretor Laércio está preocupado com os destinos da escola. “Corre o risco de perder alunos a partir da implementação de mudanças. Eles estão lutando para que a escola permaneça ativa e que continue com as oito salas de aula. Há uma proposta da Educação para transferir mais de 50 alunos para outras unidades municipais, além do remanejamento de professores. Isso reduziria o número de turmas para quatro, com o fechamento de outras quatro salas”, informa a parlamentar.
LIMPEZA
Atendendo a solicitação dos vereadores ao prefeito Hemerson Máximo (Maninho), nesta quinta-feira (18) uma equipe da Prefeitura iniciou a limpeza da área externa da Escola São Mateus, principalmente no espaço destinado à horta e ao viveiro de mudas.
Redação: Sérgio Ober







