sexta-feira, 29/03/2024
Banner animado
InícioReflexãoDevo me vacinar contra a COVID-19?Se você ainda tem dúvidas sobre a...

Devo me vacinar contra a COVID-19?Se você ainda tem dúvidas sobre a vacina contra a covid-19, não deixe de ler este post

Banner animado

Divulgação

Analisamos argumentos a favor e contra a vacinação, além de hipóteses em que você JAMAIS deve aceitar ser imunizado. E claro, tudo isso sob o ponto de vista cristão. Confira a seguir!

                  Toda sabedoria vem de Deus

“A minha cura vem de Deus, eu não preciso de vacina”.

Você já deve ter lido ou ouvido isso em algum lugar. Mas pense bem: algum conhecimento chega até nós sem que seja da vontade Dele?

Devemos nos lembrar que toda sabedoria advém do Pai. Nada acontece sem que Ele permita.

Assim, os homens só receberam o conhecimento para desenvolver a vacina porque Ele permitiu.

“Para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em amor, e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus e Pai, e de Cristo, Em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência” (Colossenses 2:2,3).

Desde o início da Pandemia, todos os dias oramos por solução para esse problema que tanto nos preocupa.

Mas é preciso pedir também discernimento para não ficarmos cegos diante das soluções enviadas por Deus.

“Porque a sabedoria serve de defesa, como de defesa serve o dinheiro; mas a excelência do conhecimento é que a sabedoria dá vida ao seu possuidor” (Eclesiastes 7:12).

Deus nos deu a vida e continua a iluminar a humanidade com o conhecimento necessário para mantê-la, segundo Sua vontade.

Vacinar-se é proteger o maior presente que Deus nos deu: a vida

“Se eu morrer, é porque chegou minha hora”. 

De fato, como aprendemos em Eclesiastes, capítulo 3, “há tempo para todo propósito debaixo do céu”. Ou seja, tudo acontece no tempo de Deus.

Tudo está determinado por Ele, desde o dia em que nascemos até a data de nossa morte.

No entanto, não devemos nos esquecer de que Deus nos deu a vida e Ele é contra tudo aquilo que a destrói: os pecados, os vícios, a violência, etc.

Ele é o maior defensor da vida. Assim, devemos sempre zelar pelo maior dom que nos foi dado por Ele.

“Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja; Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos” (Efésios 5:29-30).

Nosso corpo é o templo do Espírito Santo

“O importante é APENAS o meu interior”.

Quando você recebe um hóspede de honra em sua casa, prepara tudo para que ele se sinta acolhido, não é mesmo?

Com o Espírito Santo não deve ser diferente. Nosso corpo é também o templo em que ele habita, devendo ser preservado de toda enfermidade.

“Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus” (Coríntios 6:19,20).

Além disso, é importante observar que não existe na Bíblia um único trecho que desestimule a busca pela saúde do corpo físico. Pelo contrário: vemos Jesus curar enfermos, expulsar demônios e dar visão aos cegos.

Isto porque Deus quer nos ver bem!

Vacinar-se é um ato de solidariedade

A religião que Deus, o nosso Pai, aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo. Tiago 1:27

Lendo o versículo de Tiago, podemos entender a preocupação que o Senhor nosso Deus tem com os mais vulneráveis.

Por isso a vacinação é importante para todos, pois aquele que não se imunizar poderá levar as pessoas mais vulneráveis ao contágio.

Sabemos que nem todas as pessoas terão a oportunidade de serem vacinadas imediatamente.

A lógica é simples: devem receber as primeiras doses aqueles que se expõe mais ao vírus, ou com maior probabilidade de desenvolverem quadros mais graves da infecção. É o caso de profissionais da saúde e idosos, por exemplo.

Tendo isso em mente, o Governo Federal elaborou o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a COVID-19. Nele, foi definida a ordem de prioridade da aplicação da vacina, em 4 fases. São elas:

  • Fase 1: em que serão vacinados trabalhadores da área da saúde, idosos acima de 75 anos e pessoas com mais de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência (como casas de repouso e asilos).
  • Fase 2: idosos de 60 a 74 anos em qualquer situação.
  • Fase 3: indivíduos com comorbidades relacionadas a casos mais graves e óbitos provocados pela doença.
  • Fase 4: profissionais da educação, das forças de segurança e salvamento, do sistema prisional e população carcerária.

Só então os imunizantes serão liberados para o resto da população, que não é considerada grupo de risco.

Assim, ao aceitar ser vacinado, você não cuida apenas da sua saúde, mas também daqueles que ainda aguardam sua vez de receber a vacina.

Além disso, existem grupos de pessoas que são orientadas a ainda não receberem vacinas, por terem o sistema imunológico comprometido.

É o caso de quem enfrenta o tratamento contra o câncer, doenças autoimunes e que já apresentaram reações alérgicas graves.

Você pode ler mais sobre as recomendações emitidas pelas farmacêuticas Pfizer e BioNTech na matéria da Folha de São Paulo, clicando aqui.

Lembre-se: quanto mais pessoas vacinadas, menos o vírus circula entre a população. Isso reduz as taxas de contágio e ocupação de leitos e dá chance dos contaminados receberem tratamento adequado.

Conclusão

Mas então, devo ou não aceitar ser vacinado?

A resposta é sim! Como cristãos, é nosso dever buscar sempre fazer aquilo que é melhor não só para nós, como para toda a comunidade.

Você apenas não deve ser vacinado quando orientado por um médico. E não se esqueça: as vacinas serão distribuídas gratuitamente em locais e de acordo com plano elaborado pelo Governo Federal.

Desta forma, é nosso dever seguir as recomendações do Ministério da Saúde e da OMS (Organização Mundial da Saúde) para evitar a propagação do vírus e, assim que possível, receber a imunização.

E aí, você vai se vacinar? Ainda ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário aqui embaixo, pois estamos ansiosos para saber a sua opinião e ajudá-lo a resolver suas questões!Aproveite e dê conferida neste outro post, em que desmentimos algumas Fake News sobre a vacinação contra a COVID-19.

Versículoscomentados

ARTIGOS RELACIONADOS
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes