terça-feira, 05/03/2024
Banner animado
InícioNotíciasJustiça e Você2º Encontro Estadual deve reunir cerca de 400 participantes em Cuiabá

2º Encontro Estadual deve reunir cerca de 400 participantes em Cuiabá

Banner animado

O 2º Encontro Estadual de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes, que ocorrerá nos dias 02 e 03 de maio, deve reunir aproximadamente 400 pessoas, entre membros do Ministério Público do Estado de Mato Grosso e da Magistratura, professores da rede pública de ensino, conselheiros tutelares e integrantes das polícias Civil e Militar. O evento será realizado no auditório das Promotorias de Justiça de Cuiabá.

A programação do encontro terá início no dia 2 de maio, com credenciamento às 18 horas e abertura oficial às 19h, seguido de uma apresentação cultural do grupo Flauta Mágica. Às 20 horas será realizada a palestra “A população brasileira e a realidade da violência, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes pós-pandemia – O papel da rede de proteção e da sociedade civil neste contexto”. O tema será ministrado pelo jurista e juiz de Direito aposentado do Rio Grande do Sul, João Batista Costa Saraiva. O presidente de mesa será o titular da Procuradoria de Justiça Especializada em Defesa da Criança e do Adolescente, Paulo Roberto Jorge do Prado.

O encontro tem continuidade no dia 3 de maio, às 8 horas, com apresentação teatral da Cia Vostraz. O primeiro painel acontece às 8h30 e será presidido pela presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Clarice Claudino da Silva.

O tema “Resolução, prevenção e mediação de conflitos no ambiente escolar” será debatido por quatro palestrantes, entre eles a assessora especial da presidência do TJMT para Justiça Restaurativa, Katiane Bochetti da Silveira, o coordenador do Centro de Apoio Operacional (CAO) da Educação, promotor de Justiça Miguel Slhessarenko Junior, o secretário de Estado de Educação, Allan Resende Porto e a secretária municipal de Educação de Cuiabá, Edilene de Souza Machado.

Às 14 horas terá início o segundo painel com o tema “A Lei Henry Borel – Desafios e atribuições”. O promotor de Justiça e diretor da Fundação Escola Superior do Ministério Público, Wesley Sanchez Lacerda será o presidente de mesa. Os palestrantes deste painel serão o coordenador do CAO da Infância e Juventude, promotor de Justiça Nilton César Padovan, o juiz de Direito da Primeira Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Jamilson Haddad Campos, a coordenadora da Polícia Comunitária e Direitos Humanos da PMMT, tenente-coronel Emirela Martins e a delegada de Polícia e Titular da Especializada do Adolescente de Cuiabá, Judá Maali Marcondes. Na sequência será aberto debate. O encontro será finalizado com a avaliação dos avanços e retrocessos da Carta de Cuiabá 2022.

1º Encontro – Realizado em maio do ano passado, o 1° Encontro Estadual de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes em Mato Grosso terminou com a publicação da Carta de Cuiabá. No documento, as instituições parcerias na realização do evento assumiram o compromisso de “Estimular a formalização da rede de proteção nos Municípios, com implementação do fluxo de atendimento, tendo como referência o Projeto Luz e a Rede Protege”.

A carta estabeleceu ainda a necessidade de capacitação contínua dos integrantes da rede de proteção dos Municípios; efetivação da política de saúde mental; implantação da política de pacificação social para tratamento adequado dos conflitos no ambiente escolar e seu entorno; e atenção voltada à destinação de recursos na elaboração da proposta orçamentária do Poder Executivo, para garantir a execução financeira das políticas públicas para proteção das crianças e dos adolescentes.

“Vários avanços foram obtidos após o primeiro encontro, mas ainda temos muito a avançar. Somente com o trabalho articulado das instituições que integram a rede de proteção às crianças e adolescentes obteremos resultados satisfatórios”, afirmou o procurador de Justiça Paulo Roberto Jorge do Prado.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes