
        Eu estava quebrando a cabeça para escrever o artigo desta semana e as ideias não surgiam. Resolvi então verificar a caixa de entrada para ver se havia chegado algum novo e-mail, quando me deparo com a mensagem da Dayana. Pronto, agora eu tinha uma pauta.
       Dayana é uma advogada de vinte e cinco anos, em inÃcio de carreira, que tem um salário compatÃvel com sua posição, mas não com seus sonhos. A maternidade, ter o próprio escritório de advocacia e a independência financeira por enquanto parecem não caber no orçamento.
     As viagens que Dayana tanto gosta, por enquanto, precisam ser deixadas de lado, pois o salário que recebe é suficiente para pagar as contas do mês e não mais que isso.
      O Brasil está cheio de Dayanas, Anas, Paulas, Marias, Thiagos, FabrÃcios… que vivenciam dia a dia, semana a semana, mês a mês, essa mesma situação. Como conseguir mudar essa realidade? Como sair dessa situação?
       A saÃda é simples, porém não é fácil! Para deixarmos de trabalhar apenas para pagar as contas e começarmos a poupar dinheiro para atingir nossos objetivos financeiros, precisamos basicamente de três coisas: determinação, disciplina e inteligência.
      Determinação porque essa mudança irá exigir que saiamos da nossa zona de conforto. Exigirá que abdiquemos daquele restaurante bacana no fim de semana, daquela festa badalada que todos os nossos amigos vão, de trocar de carro com a frequência que gostarÃamos e de outras coisas mais.
       Disciplina porque o mais difÃcil não é mudar, mas sim transformar a mudança em um novo hábito. Se mudar já é difÃcil, imagina mudar definitivamente. Em se tratando de hábitos financeiros, disciplina é imprescindÃvel para o sucesso.
      E por último, mas não menos importante, inteligência. Inteligência para encontrar alternativas para aumentar a receita e reduzir os gastos mensais de modo a tornar os objetivos financeiros que no momento parecem distantes e improváveis, mais próximos e factÃveis.
       Talvez você esteja pensando: “Putz! Isso é muito difÃcil!â€. Concordo contigo, não é fácil! Lembre-se, eu não disse que seria fácil. E, afinal de contas, o que é fácil nessa vida?
        Além de não ser fácil, lembre-se que os resultados não aparecerão do dia para a noite, mas sim serão construÃdos mês a mês ao longo de anos a fio.
         Estou dizendo isso, não para te desestimular e fazer com que você continue levando a vida que leva e desista de lutar pela vida que quer. Estou te dizendo isso para que você prepare para o que está por vir e consiga efetivamente efetuar as mudanças que você precisa ter no campo profissional e financeiro.
         Seu futuro começa a ser construÃdo hoje! Que futuro você pretende criar para si e para aqueles que ama?
         Determinação, disciplina e inteligência. Se ainda te falta um desses atributos, trate de conseguir o quanto antes. Já passou da hora de caminhar rumo às conquistas.
Samuel Magalhães é Consultor especializado em Finanças e Negócios e fundador do Portal www.invistafacil.com.