A Polícia Civil de Poconé (a 104 km de Cuiabá), no Mato Grosso, está investigando o responsável por criar uma votação nas redes sociais para indicar qual seria “o vereador mais feio” da cidade.
Na enquete realizada no Instagram, o autor, que ainda não foi identificado, selecionou seis vereadores para estarem entre a votação.
O presidente da Câmara, Itamar Lourenço, registrou um boletim de ocorrência na delegacia de polícia. Segundo o parlamentar, há possibilidade da enquete ter sido racista
Em nota de repúdio, Itamar disse: “Feios por quê? Quais os critérios para avaliar alguém ser feio ou bonito? Quais os padrões e parâmetros estipulados pela sociedade para que alguém tenha a audácia e prepotência para inferiorizar outro, colocando-os abaixo de outrem?”
“Será que não nos julgaram pelo fato de não estarmos encaixados no padrãozinho que estes julgam serem o ideal para eles mesmos? Dois vereadores negros, afros, gordos? É muito fácil nos julgarem pela nossa aparência, até mesmo nos exporem usando de chacotas na internet como se fossemos ninguém […]”, completou o parlamentar.
A Câmara de Poconé também publicou uma nota de repúdio nas redes sociais, criticando os ataques sofridos pelos vereadores. No comunicado, disseram que o episódio se trata de uma “atitude vergonhosa, preconceituosa e criminosa” e ofereceram apoio aos parlamentares envolvidos.
Nota
A Câmara Municipal de Poconé repudia veementemente os ataques racistas sofridos pelos vereadores desta Casa de Leis, por meio de uma enquete realizada via Instagram, onde fora levantado o questionamento do vereador “mais feio” do poder legislativo municipal.?
?
Atitude vergonhosa, preconceituosa e criminosa. Todo o nosso apoio aos vereadores e suas famílias. ?
?
Que as providências cabíveis sejam tomadas. Ressaltamos que o respeito e a igualdade são bases para uma sociedade civilizada, ética e justa.?1
???????