quarta-feira, 22/01/2025
Banner animado
InícioNotíciasSaúdeEstudo brasileiro mostra que óleo de lavanda melhora o sono na menopausa

Estudo brasileiro mostra que óleo de lavanda melhora o sono na menopausa

Banner animado

Por Renata Giraldi

Imagem de capa para Estudo brasileiro mostra que óleo de lavanda melhora o sono na menopausa
Além de deixar o ambiente cheiroso e agradável, a lavanda também ajuda a melhorar o sono de mulheres na menopausa. Entenda. – Foto: Pixabay

A lavanda, mais do que bonita e perfumada, é medicinal e capaz de ajudar mulheres na menopausa. Um estudo mostra que o simples uso do óleo essencial da flor aumenta a qualidade do sono e de vida nesta fase feminina. A descoberta pode trazer um pouco mais de tranquilidade para as mulheres que sofrem com insônia neste período.

O estudo foi feito com 32 mulheres no período pós-menopausa que sofriam com insônia. As mulheres foram divididas em dois grupos: 17 usaram o óleo essencial de Lavandula angustifólia, por quatro semanas antes de dormir. O outro grupo com 15 mulheres utilizou placebo, inalaram óleo de girassol pelo mesmo tempo.

Depois de quatro semanas, os pesquisadores observaram que a higiene do sono contribuiu para que as participantes dos dois grupos dormissem melhor. Mas apenas as que inalaram o óleo essencial de lavanda disseram ter acordado melhor na primeira semana.

A pesquisa

De acordo com a autora do estudo, a médica Helena Hachul, pesquisadora vinculada à Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), os elementos que formam a estrutura química do óleo essencial de Lavandula angustifolia têm efeitos hipnóticos e ansiolíticos.

O estudo foi apresentado no Congresso Americano de Medicina do Sono, em Indianápolis (EUA), e sugere que a técnica seja associada a outros métodos para dar qualidade de vida às mulheres na fase da menopausa.

Helena Hachul recomenda terapias alternativas, como yoga, alimentação saudável e atividades físicas. A médica tem vários estudos na área específica da menopausa.

A menopausa

Antes da menopausa, há o período do climatério que provoca irregularidades menstruais, hemorragias ou escassez no fluxo.

O período da menopausa corresponde ao último ciclo menstrual, ou seja, a última menstruação. Geralmente ocorre entre os 45 e 55 anos das mulheres, antes desta fase é chamada de menopausa prematura ou precoce.

A menopausa pode provocar uma série de sintomas, veja a seguir.

  • Ondas de calor ou fogachos, com episódios súbitos de sensação de calor no rosto, pescoço e na parte superior do tronco. Geralmente, vêm acompanhados de vermelhidão no rosto, suores, palpitações no coração, vertigens e cansaço muscular;
  • Manifestações como, dificuldade para esvaziar a bexiga, dor, perda de urina, infecções urinárias e ginecológicas, ressecamento vaginal, dor na penetração e diminuição da libido;
  • Aumento da irritabilidade, instabilidade emocional, choro descontrolado, depressão, distúrbios de ansiedade, melancolia, perda da memória e insônia;
  • Alterações no vigor da pele, dos cabelos e das unhas, que ficam mais finos e quebradiços;
  • Alterações na distribuição da gordura corporal, que passa a se concentrar mais na região abdominal;
  • Perda de massa óssea característica da osteoporose e da osteopenia;
  • Risco aumentado de doenças cardiovasculares.

A lavanda possui inúmeros efeitos para a saúde humana.  Foto: Pixabay

A lavanda possui inúmeros efeitos para a saúde humana. Foto: Pixabay

SNB/Com informações do Ministério da Saúde

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes