Nesta eleição, 21 municÃpios mato-grossenses terão voto biométrico.
Até 2018 eleitores das 141 cidades votem em urnas biométricas, prevê TRE.
Voto biométrico é feito em 21 municÃpios do estado
(Foto: Reprodução/TV Rondônia)
        No próximo dia 5, eleitores de 21 municÃpios mato-grossenses irão eleger os futuros governantes por meio do voto biométrico. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), 327.629 eleitores já estão aptos a votar em urnas biométricas. Em sete desses municÃpios, a votação em urnas biométricas é realizada pela segunda vez.
Os eleitores desses municÃpios foram cadastrados por meio das impressões digitais para que nas eleições de 2014 possam votar em urnas biométricas. Na eleição passada, que elegeu os atuais prefeitos e vereadores, o voto biométrico ocorreu nos municÃpios de Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Acorizal, Santo Antônio de Leverger, Nossa Senhora do Livramento, Jangada e Vale do São Domingos.
Conforme o TRE, o voto biométrico está sendo implantado nos municÃpios com menor número de eleitores. Por isso, em Cuiabá o método ainda não começou a vigorar. A expectativa do órgão eleitoral é que até 2018 as eleições nos 141 municÃpios mato-grossenses ocorra com urnas eletrônicas.
O sistema de biometria auxilia a impedir fraudes, pois o mesário, além de verificar os documentos, o eleitor deve colocar suas impressões digitais em um scanner.