sábado, 23/11/2024
Banner animado
InícioAGRONOTÍCIASAgronegócioConcurso escolhe corte de carne que representa MT: “valorização do que é...

Concurso escolhe corte de carne que representa MT: “valorização do que é nosso”, afirma governador

Banner animado
O corte escolhido para representar a qualidade da carne mato-grossense é baseado no músculo da paleta e macio como um filé mignon

Débora Siqueira | Sedec-MT

Mayke Toscano/Secom-MT

O governador Mauro Mendes afirmou que o concurso MT Steak, que escolheu o melhor corte de carne bovina para representar o Estado de Mato Grosso, vai valorizar os produtores do Estado e impulsionar a projeção da pecuária mato-grossense, produzida sob os pilares da sanidade, sustentabilidade, qualidade e rastreabilidade. 

“Precisamos cada vez mais valorizar aquilo que nós temos de melhor, e temos muita coisa boa aqui em Mato Grosso. Somos o maior produtor brasileiro de carne, e um dos maiores produtores mundiais de alimentos. Somos bons em fazer, em produzir, e precisamos mostrar a importância da nossa pecuária e do nosso Estado para o Brasil e o mundo”, destacou o governador.

O corte escolhido para representar a qualidade da carne mato-grossense foi criado pelo churrasqueiro cuiabano Paulo Sérgio da Cruz e é baseado no músculo da paleta e macio como um filé mignon. Para a escolha do corte, revelada na noite desta segunda-feira (07.08), em evento no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, os jurados do concurso levaram em consideração fatores como inovação, versatilidade, originalidade e a viabilidade econômica. 

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, ressaltou a iniciativa do  Instituto Mato-grossense da Carne (Imac) em propor a realização do concurso, e afirmou que a entidade é uma parceira importante para a abertura de novos mercados para a carne mato-grossense.

“O Imac se transformou numa entidade onde se concretiza tudo aquilo que é defendido pelo governo Mauro Mendes e Otaviano Pivetta. Do diálogo entre a iniciativa privada e o governo nascem as boas práticas, nascem as boas políticas. Quando eles tiveram a ideia do MT Steak, de ter um corte que represente Mato Grosso, foi uma grande ideia. Nos Estados Unidos tem o New York Steak, um contra-filé com gordurinha que você paga 70 a 80 dólares. Estamos fazendo igual, um um corte que represente toda a qualidade e a sustentabilidade da carne de Mato Grosso”, destacou o secretário. 

Para o presidente do Imac, Caio Penido, agora o desafio é fazer com que os bares e restaurantes utilizem o MT Steak e que o corte passe a ser consumido pelos mato-grossenses para que, em seguida, ganhe o mercado nacional e internacional.

“Qualquer turista que passar por Mato Grosso, que for num restaurante, em hotel, tem que ter a maior experiência de carne da vida dele, a sensação de comer a melhor carne do mundo. A gente tem que valorizar essa carne e essas pessoas que produzem”, manifestou. 

Concurso de corte

O MT Steak foi um concurso de duas etapas, realizado em formato de reality show, com três episódios, idealizado para promover a carne mato-grossense, considerada umas melhores do mundo. 

Na primeira etapa, 33 participantes se inscreveram e enviaram sugestão de cortes inovadores que poderiam representar a carne mato-grossense. Desses, cinco participantes passaram para a segunda etapa, que envolveu a apresentação presencial dos cortes. 

Os episódios com a apresentação dos churrasqueiros foram transmitidos pelos canais Sabor & Arte, Agro Mais e Terra Viva. O episódio final foi veiculado nesta segunda-feira (07), quando Paulo Sérgio foi considerado o vencedor. Ele ganhou uma premiação de R$ 50 mil.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes