quinta-feira, 21/11/2024
Banner animado
InícioSocialAmor & CiaAdoção é um dom de Deus, afirma bispo do Brasil: “Amor com...

Adoção é um dom de Deus, afirma bispo do Brasil: “Amor com laços de coração”

Banner animado

Por Vitor Guerra

Imagem de capa para Adoção é um dom de Deus, afirma bispo do Brasil: “Amor com laços de coração”
Segundo o bispo brasileiro, a adoção é um dom de Deus e um gesto de amor das famílias. Foto: Reprodução/Freepik.

Em celebração à Semana Nacional da Vida, um bispo do Brasil afirmou que a adoção é um dom de Deus, plantado no coração das famílias que acolhem outras vidas. Neste ano, a Semana Nacional tem como tema a “Adoção: Amor com laços de coração”.

A intenção é conscientizar cada vez mais famílias e comunidades sobre a importância de acolher os outros e defender a vida humana. O Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA) tem 46.390 pretendentes cadastrados e 3.770 crianças e adolescentes aptas para adoção.

Para o presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família, Dom Bruno Elizeu Versari, bispo de Campo Mourão (PR), o objetivo da igreja com a campanha é mobilizar famílias e acolher crianças e adolescentes sem um lar.

“Dom de Deus”

Com tantas crianças no país morando em abrigos, a Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, definiu a temática de adoção para a Semana Nacional da Vida.

“Ao refletirmos sobre o Tema, queremos apresentar a adoção como alternativa real e digna de resolver a ausência dos filhos biológicos e também incentivar o povo de Deus no conhecimento sobre a prática da adoção e sobre políticas públicas.”

Em seguida, Dom Bruno acrescentou que: “Deste modo, acreditamos que muitas famílias vão abrir o coração para a adoção”.

Amor ao próximo

Para Dom Bruno, a adoção é também um gesto de amor, que aproxima os fiéis de Deus.

“Ele nos acolheu como filhos adotivos e nos deu seu único filho em um sinal de amor a nós. Esse gesto de amor deve ser visto também como uma possibilidade de os casais encontrarem mais uma razão para realizar o ‘dever-ser’ do Matrimônio e de encontrar alegria ao dar amor a esta criança, que tem o direito de ter pais”.

No país, a adoção também enfrenta uma grande barreira, o preconceito.

A cantora Elba Ramalho passou pela experiência da adoção e disse que é preciso enfrentar o preconceito sobre o tema no Brasil.

“Todo mundo falava, não faça, não leve, presta atenção porque você não sabe a personalidade ou o que essa criança carrega”, explicou a artista.

Mas Elba estava decidida e ela tem um recado pra quem acha isso: “As crianças não carregam nada senão o amor, pureza e a disponibilidade de amar e serem amadas”.

Doação legal

Dentro da realidade de adoções em todo o Brasil, há também a doação legal.

“Queremos também apresentar a possibilidade da doação legal para aqueles que não desejam cuidar dos seus filhos”, disse o bispo. A doação legal no país é amparada na lei 12.010/2009.

Dom Bruno explicou que conhecer o trabalho que as instituições fazem com crianças abandonadas, pode incentivar mães e pais a entender melhor a possibilidade da doação legal da criança.

“Por isso, estamos incentivando a doação, porque, dessa forma, o não nascido será protegido e quando nascer encontrará um lar para ser acolhido”, disse.

No Brasil, mais de 400 mil crianças vivem em abrigos a espera de serem adotadas. Foto: Reprodução/Freepik.

No Brasil, mais de 400 mil crianças vivem em abrigos a espera de serem adotadas. Foto: Reprodução/Freepik.

SNB / Com informações de Canção Nova.

Espalhe notícia boa!

Imagem ilustrativa destacada/reprodução

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes