Por Karen Belém
O que você faz quando encontra um desconhecido? E se a gente te contar que cumprimentar estranhos com um simples “olá” pode aumentar a felicidade e satisfação com a vida?
Isso é o que diz um estudo feito por pesquisadores da Universidade Sabanci na Turquia e da Universidade de Sussex no Reino Unido. Eles analisaram como dois grupos se sentiam nas interações momentâneas recentes, ou mesmo conversas, com estranhos.
Esses momentos, mesmo que breves, podem levar a sentimentos de pertencimento a uma comunidade, fazendo com que as pessoas se sintam mais acolhidas e valorizadas.
Solidão faz mal para a saúde
A conexão humana é essencial para o bem-estar emocional e mental.
Não é atoa que a Organização Mundial de Saúde declarou que a solidão é um problema de saúde pública global e pode ser comparado ao impacto de fumar 15 cigarros por dia.
É que a solidão, o isolamento social e morar sozinho, aumentam o risco de morte em 26%, 29% e 30%, respectivamente.
Ficar sozinho é uma tendência
E ficar sozinho é cada vez mais comum na nossa sociedade moderna.
As pessoas têm uma tendência a só falar com quem já conhecem e não abrir muito o círculo social.
O problema é que esse estilo de vida tem deixado as pessoas mais tristes do que no passado, quando essa interação com estranhos era mais comum.
Comprimente alguém
Segundo os pesquisadores, são os sentimentos de pertencimento que as pessoas sentem ao interagir regularmente com estranhos que trazem essa felicidade.
Então, na próxima vez que você cruzar com alguém na rua, não hesite em cumprimentá-lo.
Essa simples ação pode trazer mais satisfação e felicidade para sua vida!
SNB /Com informações de Medical Xpress.
Espalhe notícia boa!