Um fazendeiro de 54 anos foi preso durante uma ação da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema-MT), em Colniza (1065 km de Cuiabá) na segunda-feira (11).
Segundo o boletim de ocorrência, equipes da Sema e da Polícia Militar foram até a propriedade após receber um alerta de desmatamento ilegal em uma Área de Proteção Permanente (APP). No local, os agentes flagraram um trator esteira derrubando arbustos e demais vegetações. Questionado se tinha autorização para a ação, o fazendeiro negou.
O agente, então, pediu que o maquinário fosse levado para a sede da fazenda, onde seria decidido pela apreensão ou remoção. Nesse momento, o homem começou a gritar com os agentes, dizendo que o equipamento não sairia do local. Os policiais pediram que ele se acalmasse, mas o homem gritou ainda mais: “Não vai levar”.
Vídeos registrados pelo filho do fazendeiro mostram o homem furioso, arremessando um trator contra o veículo da Sema e destruindo duas caminhonetes usando uma picareta.
O homem foi preso e encaminhado para a Delegacia da Polícia Civil. Já a máquina esteira foi apreendida e levada para Cuiabá.
Da redação