quarta-feira, 15/01/2025
Banner animado
InícioEMPREENDEDOR EM DESTAQUEMEI tem até 1º de janeiro para regularizar pendências e ficar no...

MEI tem até 1º de janeiro para regularizar pendências e ficar no Simples

Banner animado

Eram 394 mil MEIs com regularização pendente, relatou a Receita Federal em setembro: os débitos de todos eles somavam aproximadamente R$ 2,25 bilhões.

 Foto: Divulgação

    Os Microempreendedores Individuais (MEIs) têm até 1º de janeiro de 2024 para regularizar pendências com a Receita e evitar a exclusão do Simples Nacional –regime tributário da categoria.

Os MEIs precisam pagar às dívidas à vista ou parcelado com o 1º pagamento no prazo de 30 dias depois de ter recebido o Termo de Exclusão (notificação sobre a possível saída obrigatório do regime).

Eram 394 mil MEIs com regularização pendente, relatou a Receita Federal em setembro: os débitos de todos eles somavam aproximadamente R$ 2,25 bilhões.

O MEI que sair do Simples pode ter o CNPJ cancelado. Ele não conseguirá realizar tarefas básicas de uma companhia: fica vetado de emitir notas fiscais e licenças; alvarás são cancelados e dívidas passam para o CPF do empresário. Ele fica com o nome sujo.

A consulta das dívidas em aberto com a Receita Federal e a PGFN podem ser realizadas de duas formas:

  1. PGMEI (Programa Gerador do DAS para o MEI), sistema eletrônico para declaração de impostos dos microempreendedoresclicar na opção “Consulta Extrato/Pendências”;
  2. Aplicativo MEI, disponível para celulares Android ou iOS. 

Nas mesmas plataformas, também é possível emitir os documentos para pagar os débitos na própria declaração do DASN-Simei. 

Imagem destacada/reprodução internet

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes