Movimentos sociais e partidos de esquerda se reuniram para o ato
Neste sábado (13), centenas de pessoas participaram de um ato em apoio ao povo palestino que aconteceu na Avenida Paulista, na cidade de São Paulo. A manifestação teve início no Museu de Arte de São Paulo (Masp) e percorreu a Avenida Paulista até a Praça Roosevelt, no centro da capital paulista.
Durante o evento, os manifestantes exibiram uma grande bandeira da Palestina e faixas exigindo o fim do genocídio em Gaza, além de um embargo a Israel. A ação integra uma série de manifestações realizadas em diversas partes do mundo, incluindo 73 cidades, como destacado por Soraya Misleh, jornalista palestina-brasileira e coordenadora da Frente em Defesa do Povo Palestino em São Paulo.
De acordo com a Agência Brasil, Soraya revelou dados de que mais de 30 mil mortes ou desaparecimentos foram registrados em Gaza. Além disso, destacou que 90% dos 2,4 milhões de palestinos em Gaza foram obrigados a se deslocar, enfrentando condições precárias de vida.
Um dos palestinos que foram repatriados no Brasil relatou a destruição de sua casa, a perda de familiares e amigos, e também classificou como perigosa a situação para aqueles que permanecem na região.
Grupos de palestinos residentes no Brasil, movimentos sociais e partidos políticos como o PCO estiveram reunidos no ato que exigiu do governo brasileiro uma postura mais contundente em relação à guerra, apoiando a campanha de boicote, desinvestimento e sanções a Israel, proposta pelos palestinos desde 2005.