Essa é a primeira vez que o Brasil chega à final do Mundial de Prostejov na categoria sub-14
PrimeiraPágina
Aos 14 anos de idade, o tenista mato-grossense Livas Damazio se tornou vice-campeão do Mundial de Prostejov, na República Tcheca. Essa é a primeira vez que o Brasil chega à final do Mundial na categoria sub-14.
A conquista histórica foi garantida no sábado (10), contra uma dupla dos Estados Unidos. O confronto foi transmitido ao vivo no site da ITF.
A vaga para a final foi garantida em uma disputa realizada na última sexta-feira (9) onde competiu ao lado de seu parceiro de dupla, o paranaense Henrique Vialle. Juntos eles bateram uma dupla argentina por 2 sets a 1.
Bolsista do projeto Olimpus MT da Secel-MT (Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer), recentemente, o atleta disputou finais em torneios importantes como o de Annency e Blois, na França, e chegou à semifinal em Duren, na Alemanha, na semana passada.
Um dos momentos de maior destaque do tenista durante a competição foi a vitória de Livas contra o japonês Takahiro Kawaguchi, campeão de Wimbledon, a qual garantiu sua classificação para as semifinais e, subsequentemente, a final do Mundial de Prostejov.
Para David Moura, secretário da Secel, a conquista é significativa não apenas para a carreira do tenista Livas, como também evidencia o resultado do programa Olimpus MT no estado, iniciativa que visa promover o desenvolvimento de jovens atletas com potencial para se destacar no cenário internacional.
Projeto Olimpus MT
O Projeto Olimpus MT promovido pelo Governo de Mato Grosso investe na concessão de bolsas a atletas e técnicos. Recentemente, o número de contemplados passou de 151 para 488 atletas, atendendo praticantes de variadas modalidades esportivas em todo o estado.
Tenista mato-grossense Livas Damazio, se tornou vice-campeão do Mundial de Prostejov.(Foto: @thiagoparmalat/ Reprodução)