quinta-feira, 21/11/2024
Banner animado
InícioCOMUNIDADE EM PAUTAAlta fecundidade e migração explicam crescimento populacional de Mato Grosso; estado é...

Alta fecundidade e migração explicam crescimento populacional de Mato Grosso; estado é o único no Brasil que seguirá em expansão populacional

Banner animado

O estado é o único no Brasil que seguirá em expansão populacional, destacando-se pela alta taxa de fecundidade e pelo saldo positivo na migração interna.

A população de Mato Grosso continuará crescendo até, pelo menos, 2070, segundo as novas projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgadas nesta quinta-feira (22.08). O estado é o único no Brasil que seguirá em expansão populacional, destacando-se pela alta taxa de fecundidade e pelo saldo positivo na migração interna.

De acordo com o IBGE, a taxa de fecundidade em Mato Grosso é de 1,98 filhos por mulher, superior à média nacional de 1,5 filhos. Apenas Roraima apresenta uma taxa maior, com 2 filhos por mulher.

Além da fecundidade, a migração interna tem sido um fator determinante para o crescimento populacional do estado. Diferente da maioria das unidades da federação, onde o saldo migratório tende a convergir para zero, Mato Grosso mantém níveis elevados de migração. Isso se deve, em parte, ao crescimento do emprego formal no estado, que atrai pessoas de outras regiões do país.

As projeções do IBGE sugerem que, até 2030, os níveis de migração em Mato Grosso permanecerão estáveis, mas começarão a diminuir progressivamente até 2040. No entanto, a expectativa é que o estado mantenha um saldo positivo de migração, impulsionando o crescimento populacional até a década de 2070.

Cenário nacional

As primeiras Projeções de População do IBGE com dados do Censo Demográfico 2022, divulgadas hoje, estimam que a população do país vai parar de crescer em 2041, quando chegará a 220.425.299 habitantes. Esse estudo demográfico também mostra que, de 2000 para 2023, a taxa de fecundidade caiu de 2,32 para 1,57 filho por mulher, e deve recuar até 1,44 em 2040, quando atinge seu ponto mais baixo. Já a idade média da população brasileira atingiu 35,5 anos em 2023 e deve subir para 48,4 anos em 2070.

As Projeções de População do IBGE utilizam dados provenientes de diversas fontes, como os três censos demográficos mais recentes (2010, 2010 e 2022), a série histórica das Estatísticas do Registro Civil (iniciada em 1974) o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC), ambos do Ministério da Saúde, entre outros. Seus cálculos permitem acompanhar a evolução dos padrões demográficos do país.

Imagem ilustrativa destacada/ Reprodução rede social

ARTIGOS RELACIONADOS
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes