A idosa de 90 anos, Annette Roberge, mostrou uma baita disposição e conseguiu o diploma! – Foto: Universidade do Sul de New Hampshire
Annette Roberge, uma idosa de 90 anos, provou que nunca é tarde para realizar um sonho: após criar cinco filhos e enfrentar vários desafios, ela se formou em uma baita faculdade nos Estados Unidos (EUA).
Um bisavó de 15 bisnetos iniciou sua carreira acadêmica em 1972, logo após a trágica morte do marido durante a guerra do Vietnã. No entanto, como mãe solteira de cinco filhos, Annette não conseguiu conciliar e largou os estudos pensando no bem-estar das crianças.
Em 2017 ela retomou as aulas na Southern New Hampshire University (SNHU) e soube que dessa vez seria para valer. “Divulgue minha história publicamente para que as pessoas saibam que, não importa a idade, elas conseguem”, disse ao pegar o diploma de Administração de Empresas.Comercial
Crianças primeiro
Depois que o marido faleceu, ela disse que a decisão de abandonar os estudos foi fácil.
“Você tem que seguir as prioridades. Não seria justo com eles sacrificá-los. Imaginei que as crianças vinham primeiro, então pensei: ‘Bem, vou colocar isso em espera e terminar um dia’. E finalmente fiz isso”, disse em entrevista à ABC News .
E Annette ficou longe das salas de aula por um bom tempo. Além de criar os cinco filhos, fez uma carreira bem sucedida no setor de seguros.
Retomou os estudos
Em 2017 a idosa decidiu que era uma hora.
Quando se empolgou, veio um balde de água fria. Primeiro houve problemas de saúde, depois da pandemia de COVID-19.
Mas aí aconteceu uma surpresa, feita pela filha da idosa. A vovó já tinha créditos científicos suficientes para conseguir o diploma!
“Terra mágica”
E foi no dia 13 de novembro, dia do seu aniversário de 90 anos, e duas semanas antes da formação, que uma idosa resolveu contar para toda a família que iria se formar.
“Foram algumas semanas muito rápidas e agitadas, tudo foi muito corrido”, declarou.
Na formatura, Annette se emocionou bastante. “Eu queria poder descrever isso de verdade, porque foi apenas um sentimento de ‘estou aqui, estou fazendo isso’, e ainda é como estar em uma terra mágica, e isso faz meu coração se sentir muito bem sem precisar chorar”, conto sobre o momento de orgulho.
Planos para o futuro
E a jornada não para por aí. A vovó já tem planos para o futuro. Em janeiro ela quer começar a trabalhar para o diploma de bacharel. Que disposição!
Em nota, a Southern New Hampshire University disse que casos como o de Annette inspiraram.
“É também uma realização da missão da SNHU: nunca é tarde para abraçar o aprendizado.”
E o diploma já foi para a parede. Agora ela quer outro! – Foto: Annette Roberge e Karen Roberge
A vovó foi uma das mais aplaudidas da noite! – Foto: Universidade do Sul de New Hampshire