A mobilização dos povos indígenas pelo direito à educação continua intensa no Pará. Nesta quinta-feira (16), indígenas do Baixo Tapajós ocuparam o quilômetro 77 da BR-163, no trecho que liga Santarém a Cuiabá, em apoio à ocupação da Secretaria de Educação do Pará (Seduc), em Belém. Este é o terceiro dia consecutivo de ocupação na sede da Seduc.
Imagem: reprodução
As lideranças indígenas expressam sua gratidão pelo apoio recebido da população, que inclui doações de alimentos e água, além de manifestações de solidariedade na luta contra o que consideram um retrocesso no sistema educacional indígena. A principal reivindicação é a garantia de uma educação indígena de qualidade, rejeitando o modelo que propõe substituir as aulas presenciais por ensino virtual, conforme sugerido pelo governo estadual.
O Ministério Público está acompanhando o movimento e dialogando com os indígenas para assegurar que seus direitos sejam respeitados. A mobilização ganhou força em diferentes regiões do estado, com indígenas da etnia Gavião bloqueando outra rodovia no sul do Pará, como forma de pressionar o governo estadual por respostas concretas às suas demandas.
Reprodução vídeo
Com mais parentes indígenas se juntando à luta, as lideranças destacam que o movimento não deve cessar enquanto não houver avanços nas negociações.
Da redação FC / Com Tapajós de Fato