quarta-feira, 22/01/2025
Banner animado
InícioSocialCIDADANIAMPE adere a “Semana de Atenção à Pessoa Idosa Institucionalizada”

MPE adere a “Semana de Atenção à Pessoa Idosa Institucionalizada”

Banner animado



Por CLÊNIA GORETH /MPE

                       Como forma de adesão ao movimento nacional que instituiu a “Semana de Atenção à Pessoa Idosa Institucionalizada”, entre os dias 28.09 a 01.10, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso pretende intensificar a fiscalização das entidades que prestam atendimento à pessoa idosa em todo o Estado. A medida tem como objetivo garantir a melhoria da prestação dos serviços, fazendo com que os direitos dos idosos sejam implementados.De acordo com o titular da Procuradoria de Justiça Especializada na Defesa da Cidadania e do Consumidor, procurador de Justiça Edmilson da Costa Pereira, a mobilização foi sugerida pela Comissão Permanente de Defesa da Pessoa com Deficiência e Idosa, vinculada ao Grupo Nacional de Direitos Humanos do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG).

Além de ações diretas, como a verificação dos contratos de prestação de serviços firmados entre a entidade e o idosos, foi recomendado aos promotores de Justiça que realizem um trabalho conjunto com a Vigilância Sanitária, Conselho Municipal do Idoso e demais órgãos que integram a Rede de Proteção para monitoramento das atividades desenvolvidas nessas entidades.

“Particularmente, creio que a presença do Ministério Público nas instituições onde estão essas pessoas, dedicando uma tarde ou manhã de atendimento exclusivo a elas, é muito importante. Despiciendo ressaltar, também, a pertinência do debate da temática com a comunidade em audiência pública; a discussão setorizada com os Poderes Legislativo e Executivo; igreja; comércio e imprensa”, ressaltou o procurador de Justiça.

Como justificativa para a mobilização nacional, os membros do Ministério Público que integram a Comissão Permanente de Defesa da Pessoa com Deficiência e Idosa destacaram o desafio para implementação de inúmeros direitos dos idosos institucionalizados de forma a garantir a qualidade dos serviços prestados. Enfatizaram, ainda, a necessidade de se promover ações para internalização social de que a institucionalização é uma opção da pessoa idosa, em meio à outras possibilidades de habitação, desde que sempre de forma digna.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes