
A terceira onda de frio de 2025 já chegou a Mato Grosso, provocada por uma nova massa de ar polar que se espalha pelo país. E pode preparar o casaco, nesta terça-feira (24), a previsão é que a temperatura chegue a 15°C em algumas cidades, na quarta-feira pode chegar 12° C em cidades como Cuiabá, Tangará da Serra, Rondonópolis e Chapada dos Guimarães.
Entre as cidades com queda brusca de temperatura estão Alto Araguaia, Figueirópolis d’Oeste, Poconé, Cuiabá, Rondonópolis e Campo Verde.

Já no início da manhã a população vai sentir o impacto. Portanto, se você é do tipo que sai de casa bem cedo, esteja agasalhado. Os termômetros registram média de 15° nas primeiras horas da manhã.
À tarde, o sol pode aparecer entre nuvens, mas as máximas também ficarão mais baixas do que o normal para o período.
Essa é a primeira frente fria da estação inverno, que começou na última sexta-feira (21). Segundo a meteorologia, este ano, a previsão é que Mato Grosso tenha temperaturas mais amenas no inverno. Mesmo que não fique frio, ficará menos quente que o que vem ocorrendo nos últimos anos.
Veja as cidades com previsão de chuva:
Terra Nova do Norte (MT) – Chuva: 21.53 mm
Planalto da Serra (MT) – Chuva: 18.48 mm
Pontal do Araguaia (MT) – Chuva: 15.47 mm
Nova Guarita (MT) – Chuva: 14.63 mm
Peixoto de Azevedo (MT) – Chuva: 12.52 mm
Araguaíana (MT) – Chuva: 12.34 mm
Nova Santa Helena (MT) – Chuva: 11.51 mm
Ribeirãozinho (MT) – Chuva: 10.47 mm
Itaúba (MT) – Chuva: 10.3 mm
Barra do Garças (MT) – Chuva: 9.51 mm
Veja onde as temperaturas ficarão mais baixas nesta terça-feira (24)
Alto Taquari (MT) – Mínima: 11°C
Jauru (MT) – Mínima: 12°C
Vale de São Domingos (MT) – Mínima: 12°C
Itiquira (MT) – Mínima: 12°C
Conquista d’Oeste (MT) – Mínima: 12°C
Alto Araguaia (MT) – Mínima: 13°C
Figueirópolis d’Oeste (MT) – Mínima: 13°C
Glória d’Oeste (MT) – Mínima: 13°C
Reserva do Cabaçal (MT) – Mínima: 13°C
Porto Esperidião (MT) – Mínima: 13°C
Terceira onda de frio de 2025
As regiões mais afetadas – área em azul-escuro no mapa, sul de Mato Grosso – terão temperaturas até 5 °C abaixo da média, o que caracteriza uma frente fria atípica para a época, principalmente em municípios que costumam registrar calor intenso mesmo no inverno.

De acordo com a Climatempo, além da queda nos termômetros, rajadas de vento moderadas podem ser sentidas em parte do estado, especialmente em áreas do sul de Mato Grosso, devido à atuação de um ciclone extratropical no oceano. Embora esse fenômeno não avance para o continente, ele contribui para a entrada do ar frio no Centro-Oeste.
As áreas em azul-claro no mapa, devem enfrentar alguns dias mais frescos na próxima semana, com temperaturas mínimas e máximas ligeiramente mais baixas.
Duas ondas de frio na mesma semana
Segundo os meteorologistas, esse novo pulso de ar polar será dividido em dois momentos: o primeiro, mais intenso, ocorre entre segunda (23) e quarta-feira (25). O segundo será sentido a partir de sexta-feira (27), com a aproximação de uma nova massa de ar frio.







