quinta-feira, 21/11/2024
Banner animado
InícioGeralOpiniãoELEIÇÃO DE DEPUTADOS E SENADORES

ELEIÇÃO DE DEPUTADOS E SENADORES

Banner animado

              Pela própria natureza, a campanha eleitoral polariza entre os candidatos a presidente e a governador. Mas não devemos esquecer que, no próximo domingo, também votaremos para senador e deputados federais e estaduais. Pela legislação nacional, os senadores são representantes dos estados perante a União e os deputados representam diretamente o povo, tanto na Câmara Federal quanto nas Assembléias Estaduais. São esses senhores e senhoras que terão, durante os próximos quatro anos – oito anos no caso do senador – a tarefa de discutir e votar as leis propostas pelo Governo, de propor leis de iniciativa parlamentar e, principalmente, de fiscalizar os atos do Executivo.

            Nesses dias que ainda nos faltam até a data da votação, quem ainda não o fez, tem a oportunidade de refletir e conhecer os candidatos a deputado e senador de sua cidade ou região para, a partir desse conhecimento, votar naquele que melhor possa representar seus interesses. Verificar, por exemplo, nos candidatos à reeleição, o queeles fizeram  e, nos novos, quais são as suas propostas e compromissos e, principalmente, se são pessoas honestas e acessíveis. E rejeitar aqueles que só aparecem pedindo voto a cada quatro anos

            Embora o Brasil seja um país executivista, onde em muitas épocas se fechou o parlamento e se procurou diminuir a importância do senador, do deputado e do vereador, é preciso levar em consideração que todo o poder, a canalização de verbas para obras públicas e outros interesses diretos da população passam pelas mãos dos senadores e deputados. Melhor se eles forem de nossa confiança e estiverem alinhados com as nossas preocupações e necessidades. Muitas cidades sofrem por não terem eleito deputados para defenderem seus interesses mas, mesmo assim, os candidatos não conseguem passar essa mensagem ao eleitor. É importante eleger candidatos da própria cidade ou da região, que conhecem os problemas da área e, alem disso, depois de eleitos, poderão ser facilmente localizados, abordados e fiscalizados pelo eleitor..

            Partindo da idéia de que a hora do voto é o único momento em que nós, do povo, podemos promover mudanças no país, não devemos perder a oportunidade de, além de presidente e governador, também eleger parlamentares que realmente nos representem e tenham o compromisso de lutar pelas nossas necessidades. O voto, reservadas as proporções, é mais ou menos como a contratação de um empregado. Você contrataria para trabalhar em seus negócios alguém que não demonstrasse competência, honestidade e disposição? Faça o mesmo em relação aos candidatos, pois eles vão falar e agir em seu nome…

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves – dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo)

aspomilpm@terra.com.br

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes