
Uma indica a necessidade de viabilizar estudos técnicos e financeiros para implantação de novas ciclovias no município de Colíder; a segunda sugere a utilização de cores temáticas nos órgãos públicos, em conformidade com as campanhas nacionais de prevenção

Assessoria Câmara
Aprovada duas indicações de autoria do vereador Ruam Batista, direcionado ao prefeito de Colíder-MT, em exercício, Lourenço Aparecido Marani, com cópia ao Sr. Adriano Ribeiro – Secretário Municipal de Infraestrutura, Obras e Urbanismo.
A primeira de nº 267/25, mostrando a necessidade e importância de viabilizar estudos técnicos e financeiros para implantação de novas ciclovias no município de Colíder-MT.
A implantação de ciclovias é medida de grande relevância para o desenvolvimento urbano sustentável, pois contribui para a mobilidade segura, e a melhoria da qualidade de vida da população.
Vale destacar, ainda, que as ciclovias estimulam a prática de atividade física, proporcionando aos munícipes uma alternativa saudável de lazer e exercício, o que auxilia na prevenção de doenças, no bem-estar e físico e mental e na promoção de hábitos de vida mais saudáveis.
A segunda indicação de 268/25, também direcionado ao prefeito de Colíder-MT, em exercício, Lourenço Aparecido Marani, e ao Sr. Luciano Milani – Presidente da Câmara Municipal, mostrando a importância de promover a conscientização por meio da utilização de cores temáticas nos órgãos públicos, em conformidade com as campanhas nacionais de prevenção e promoção da saúde, bem como de ações sociais relevantes.
A utilização de cores temáticas em prédios e repartições públicas, de acordo com o calendário oficial de campanha de prevenção e conscientização, constitui uma ferramenta de grande relevância para sensibilizar a população sobre temas de interesse coletivo, tais como saúde, cidadania e responsabilidade social.
Essas campanhas, como o “Outubro Rosa” (prevenção ao câncer de mama), o “Novembro Azul” (prevenção ao câncer de próstata), o “Setembro Amarelo” (prevenção ao suicídio), entre outras, tem se mostrado eficazes para incentivar a população a buscar informações, realizar exames preventivos e adotar prátivas de cuidado com a saúde física e mental.
Além disso, a adoção dessa iniciativa nos órgãos públicos contribui para reforçar o papel educativo e de exemplo da Administração Municipal e do Legislativo, aproximando o poder público da sociedade por meio de ações simples, de baixo custo e de grande impacto social.
Assim, esta proposição tem por finalidade sugerir que o Executivo e o Legislativo adotem, de forma oficial e contínua, a iluminação ou decoração em cores temáticas, conforme o calendário de campanhas nacionais, como forma de conscientizar e engajar a população em causas de relevante interesse público.
As duas indicações foram aprovadas por unanimidade na sessão ordinária da Câmara Municipal em 01/09/25 e encaminhdas para providências que o legislador indicou.







