

O estudo da USP recruta idosos para ajudar a encontrar estratégias de prevenção para as quedas e problemas de equilíbrio. Veja como participar. – Foto: Silviu on the street/Pixabay
Com a população envelhecendo e o alto risco das quedas em pessoas mais velhas, a USP, Universidade de São Paulo vai começar um estudo para ajudar a reduzir quedas entre idosos e ajudar a melhorar o equilíbrio deles.
Para isso os pesquisadores estão recrutando idosos voluntários para participarem do estudo.
Podem participar pessoas que tenham entre 65 e 80 anos que tenham sofrido ao menos uma queda nos últimos seis meses e tenham autonomia para ficar de pé e andar sem auxílio de bengalas ou andadores. Veja abaixo como se voluntariar.
Encontrar estratégias
A intenção é ajudar a encontrar estratégias de prevenção para as quedas entre idosos.
O estudo será feito pela Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.
A ideia é avaliar o efeito de um treinamento de caminhada sobre uma trave no controle do equilíbrio dinâmico, em situações de locomoção comum e que exigem adaptação do corpo.
Período do estudo
Ao todo são seis sessões de treinamento, distribuídas em duas visitas por semana, além de um retorno 30 dias após a última atividade.
A primeira sessão será de três horas e as demais variam entre uma hora e uma hora e meia.
Tudo é realizado com acompanhamento de pesquisadores e protocolos de segurança.
Como participar
O projeto de doutorado é de Leonardo Lanoux, orientado pelo professor Renato de Moraes, da USP.
Para participar, entre em contato com Leonardo pelos telefones:
(16) 3315-0359 ou
(19) 99859-5944 (WhatsApp).

O estudo da USP recruta idosos para ajudar a encontrar estratégias de prevenção para as quedas e problemas de equilíbrio. Veja como participar. – Foto: Silviu on the street/Pixabay







