DETRAN: 17 mil veÃculos serão triturados
Detran vai triturar 17 mil veÃculos abandonados
         Dos 25 mil veÃculos parados nos pátios do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), em todo o Mato Grosso, 17 mil vão passar pelo processo de reciclagem este ano. A ação é uma forma de reduzir o número de carros abandonados, bem como evitar que sejam leiloados como sucata.
Essa é a primeira vez que o órgão estadual adota o processo de reciclagem, que segundo Rogério Borges Cardoso, advogado do Detran, já é considerado um sucesso em outros estados, como no Rio Grande do Sul.
Segundo Rogério, a portaria publicada em Diário Oficial reflete a necessidade imediata da limpeza dos pátios, tendo em vista a superlotação e até mesmo para cumprir polÃticas de saúde pública.
Foram estabelecidas algumas condições para que esses veÃculos fossem selecionados, tal como a impossibilidade de circulação, seja por tempo de permanência no órgão, ou até mesmo por questões de segurança e administrativa.
Ao Diário, Rogério explicou que muitos desses veÃculos seriam leiloados como sucata, porém, para evitar que as peças fossem utilizadas em outros carros e até mesmo que eles voltem a trafegar, foi decidido pela reciclagem.
“Após serem declarados inservÃveis, os veÃculos serão descaracterizados e a documentação tem baixa na mesma horaâ€, acrescentou o advogado. Os donos dos veÃculos serão notificados sobre o procedimento.
Após a descaracterização, é feita a descontaminação, atendendo normas ambientais, evitando assim, a contaminação do solo, por exemplo. Em seguida, os carros são prensados, para evitar que alguma peça possa ser utilizada novamente.
Por fim, em uma siderúrgica, acontece o trituramento, que retoma a matéria prima, como plásticos, metal e outros. “A diferença dessa ação, é o processo de reciclagem em quatro processosâ€, lembrou.
Os veÃculos que não forem passar por essa ação, vão continuar aptos para serem leiloados normalmente. O Detran espera que o procedimento seja realizado ainda neste ano, porém, O Diário foi informado de que não há uma data especifica para acontecer. Do Diario de Cuiabá
Nota da Redação
           Tomara que o futuro governador tenha outra visão que possa destinar um fim mais rendável  para os veÃculos apreendidos em nosso Estado, sem que haja necessidade de  ficar apodrecendo no pátio do Detran  servindo de refúgio para os mais diversos tipos de insetos se proliferarem. Uma lei  estipulando um tempo bem mais curto para a retirada dos veÃculos pelos proprietários? É triste saber a existência de tanto veÃculo  apodrecendo e nossa polÃcia sem condição de trabalhar pela falta de transporte. O que estão fazendo que não mudam essa maldita lei que joga dinheiro no lixo e deixa o povo passando necessidade, sofrendo os mais diversos tipos de carências?