Empresas do setor de alimentação participam de programa de redução de desperdÃcio
​                       Cuiabá/MT- As Oficinas de Compras Governamentais reuniram mais de 100 pessoas, ontem, em Campo Verde. O público é formado por servidores públicos da área de aquisições de 13 municÃpios da região sul de Mato Grosso e empresários. O objetivo do evento é promover o desenvolvimento local por meio da contratação de pequenas empresas para o fornecimento de produtos e serviços aos órgãos públicos. Vale lembrar que as compras governamentais movimentam aproximadamente R$ 500 bilhões no paÃs.
A atividade é uma prévia do Seminário Fomenta Mato Grosso, que acontece hoje (18) e é promovido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)em parceria com o Tribunal de Contas da União, Controladoria Geral da União (CGU) e Ministério Público do Estadual (MPE).
Na tarde de ontem, o foco dos trabalhos foram os prefeitos, gestores públicos, presidentes de Comissão de Licitação e pregoeiros de órgãos públicos. O consultor credenciado pelo Sebrae, Felipe Ansaloni, apresentou a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas e demais legislações que resguardam as prefeituras na hora de dar atendimento diferenciado as pequenas empresas nas concorrências e demais categorias de aquisições públicas.
Ansaloni também mostrou editais de governos estaduais e de administrações municipais de outros estados que já contemplam os benefÃcios aos Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresa e Empresas de Pequeno Porte (EPP). “Os documentos servem como modelo e oferecem segurança para os servidores responsáveis por elaborar os editais e os termos de referênciaâ€.
O prefeito de Campo Novo dos Parecis, Fábio Schoeter, esteve presente e disse que as informações apresentadas são importantes para quem atua com as comprar no diariamente. Ele afirma que a gestão municipal quer ampliar a participação dos pequenos negócios nas transações comerciais, porém é preciso capacitação para que tudo seja feito dentro da legalidade.
Conforme o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico de Jaciara, Moacir Degaspery, as possibilidades de favorecimentos dos pequenos negócios podem resultar em uma inserção de até 90% do total de compras dos municÃpios no comercio local. Para ele, o direcionamento pode inclusive estimular os empresários a melhorar a qualidade, bem como a diversidade de produtos oferecidos.
No perÃodo noturno, a oficina foi direcionada aos empresários. No auditório estava Roger Kroesen e a esposa dela, Maria Madalena da Silva Souza. O casal é proprietário da One-Million Colors, uma empresa especializada em pintura e acabamento de imóveis.
Eles formalizaram a empresa há um ano e quatro meses. Na lista de clientes estão os donos de casas, prédios residenciais e comerciais, bem como hospitais.
Agora, Roger e Maria têm o interesse de ampliar a clientela e incluir o poder público. Conforme os empresários, o principal diferencial deles é o cumprimento dos prazos de entrega, bem como o investimento na segurança do trabalhador e na qualidade do serviço.
“Ainda precisamos aprofundar os conhecimentos para saber como ter acesso a esse mercado e para ter certeza que é vantajosoâ€, argumenta Maria.
As oficinas foram realizadas no prédio da Associação Comercial de Campo Verde e o Seminário Fomenta, que ocorre hoje, será no mesmo local.
O evento tem o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso, Associação Matogrossense dos MunicÃpios, Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Federação das Associações Comerciais de Mato Grosso, Federação do Comércio do Estado de Mato Grosso (Fecomércio), Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas.
Hoje – Aprogramação do Seminário Fomenta começa com a palestra “Os benefÃcios das Compras Governamentais por meio da Lei Geral 123/2006â€. O tema será apresentado pelo especialista em Direito Público, Felipe Ansaloni.
Ele é professor universitário e consultor do Ministério da Fazenda, da Fundação João Pinheiro e da Confederação Nacional de MunicÃpios (CNM).
Em seguida, Arnaldo Júnior, ex-prefeito de Cabaceiras (PB), vai falar sobre “O uso do poder de compras como fator de incentivo do desenvolvimento localâ€. Ele irá contar um pouco da experiência dele como gestor e as estratégias usadas por ele para alavancar a economia da cidade e transformá-la em polo turÃstico.
Depois será a vez da analista do Sebrae-MT, Suênia Souza, usar o palco para expor o tema “Sustentabilidade nos pequenos negóciosâ€.
Suênia é gerente do Centro Sebrae de Sustentabilidade e vai mostrar experiências que comprovam que a tecnologia e o uso consciente dos recursos naturais podem se transformar em negócio e ainda gerar lucro para quem aplica as práticas dentro do empreendimento.
Às 14h, o técnico Luis César Pivovar vai falar de forma prática sobre a importância das compras governamentais para a agricultura familiar e ainda esclarecer as dúvidas sobre a aquisição de alimentos para a merenda escolar e para as ações de combate a fome. Em ambos os casos o recurso é federal.
A última atividade do dia será um painel sobre a experiência do ex-prefeito de ColÃder, Celso Banazeski, com a aplicação da Lei Geral nas Compras Governamentais.
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Central de Relacionamento Sebrae em Mato Grosso