Onda do “detox” chega à s unhas e conquista famosas; saiba como funciona
Tatiana Izquierdo
do UOL, em São Paulo
-
Fabiano Cerchiari/UOL
“Detox” nas unhas promete manter cutÃculas sempre hidratadas e unhas saudáveis
Manter as unhas impecáveis é um dos vários rituais de beleza a que as mulheres se entregam. Retirar as cutÃculas, cortar as unhas, lixar e pintar fazem parte do passo a passo básico –muitas vezes semanal– da manicure. A novidade agora é o “detox” para as unhas, processo que consiste em retirar as impurezas quÃmicas deixadas pelo uso excessivo de esmaltes, cola para unhas postiças, adesivos e tantos outros acessórios que existem no mercado para decorar as mãos. A manicure Regiane Machado, do salão Square Hair & Care, em São Paulo, explica que o procedimento é necessário quando as unhas estão quebradiças, descamando e com cutÃculas muito ressecadas. “É aconselhável fazer, pelo menos de 15 em 15 dias, um ‘detox’ caseiro simples, tirando o esmalte, esfoliando e hidratando com produtos especÃficos. E, para resultados mais profundos, faça o procedimento no salão, que é à base de parafina fria”.
Para celebridades, como Miley Cirus, Katy Perry, Rihanna e Beyoncé, que são adeptas do uso excessivo de processos quÃmicos –como as unhas de porcelana ou de gel– manter as unhas saudáveis é um grande desafio. A famosa dica de “deixar as unhas respirarem” é real. “O ideal é deixar as unhas sem esmalte uma semana por mês, no mÃnimo”, explica a dermatologista Carolina Marçon, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Estes dias longe do esmalte, da acetona, do alicate e da lixa ajudam na recuperação, devolvem o brilho e impedem que as unhas fiquem frágeis e quebradiças. “O uso ininterrupto de esmalte causa ressecamento e enfraquecimento, por isso deve haver um descanso entre uma esmaltação e outra”, completa a médica.
Guia de compras: invista em produtos para tratar unhas e cutÃculas28 fotos
1 / 28
Como funciona o “detox”
A técnica é simples, porém eficaz. O primeiro passo é passar a lixa suavemente na parte superior das unhas. Depois, um esfoliante é aplicado unha por unha, com movimentos circulares. As mãos são lavadas e, por fim, é aplicado um creme hidratante. “Toda mulher deveria realizar o procedimento pelo menos uma vez ao mês”, diz Vanda Rocha, manicure do salão Nilcéia Rocha Coiffeur, no Rio de Janeiro.Â
Outra opção é realizar a esfoliação com sais marinhos, que eliminam as células mortas e afinam a pele. “Depois de passar pelo ‘detox’, o ideal é que a cliente espere de três a cinco dias para passar qualquer produto nas mãos novamente”, recomenda Vanda. Em casa, a mulher pode cuidar das unhas com hidratantes e esfoliantes especÃficos para mãos e cutÃculas, bases protetoras e produtos sem acetona.
A importância das cutÃculas
Uma grande parcela da saúde das mãos está nas cutÃculas, que não devem ser totalmente retiradas. “A cutÃcula protege as unhas e impede a entrada de agentes quÃmicos, fungos e bactérias. Quanto mais hidratadas estiverem, menor a chance de ficarem esbranquiçadas e com as pontinhas levantadas”, explica a dra. Carolina. Cuidadosamente, a cutÃcula deve ser empurrada com uma espátula para a base da unha e, caso necessário, delicadamente retiradas com alicate. Além disso, as unhas devem ser aparadas para evitar o acúmulo de sujeira e mantidas preferencialmente no formato quadrado.
Salões de beleza investem em “detox” para unhas
1 / 7