Viviane Saggin | Seduc-MTÂ
   O Programa Jovem Senador 2016, que tem como objetivo proporcionar aos estudantes do ensino médio conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil, bem como estimular o relacionamento permanente dos jovens cidadãos com o Senado Federal, está com inscrições abertas. Mato-grossenses interessados devem enviar sua inscrição, até o dia 19 de agosto, para a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), que coordena a ação no Estado.
        Podem participar estudantes que atendam os seguintes requisitos: estar regularmente matriculado em escolas públicas estaduais de ensino médio, em uma das seguintes modalidades: regular, ensino técnico na modalidade integrada ou educação de jovens e adultos e ter, no máximo, 19 anos completos.Â
         A coordenadora estadual da iniciativa, Telma Peres, explica que para participar da edição os estudantes devem elaborar uma redação com o tema “Esporte: educação e inclusãoâ€. Após análise, as três melhores redações serão enviadas aos organizadores do projeto.
         Os autores das 27 melhores redações — um por unidade da Federação — serão automaticamente selecionados para vivenciar, em BrasÃlia, o processo de discussão e elaboração das leis do paÃs, simulando a atuação dos senadores da República.
         Os alunos classificados nos três primeiros lugares na etapa nacional receberão computadores (desktops), conforme especificado:  1º lugar – quatro computadores (desktops) para uso coletivo da escola; 2º lugar – dois computadores (desktops) para uso coletivo da escola e 3º lugar – um computador (desktop) para uso coletivo da escola.
         O Programa Senado Jovem Brasileiro conta com a parceria do Ministério da Educação (MEC) e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e o apoio das secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal.
Edição 2015
          No ano passado, a Jovem Senadora de Mato Grosso foi Andressa Costa da Silva, da Escola Estadual União e Força, do municÃpio de Cáceres. Foi a terceira aluna da unidade escolar classificada para o Projeto. Em 2014, a escola emplacou o primeiro lugar com a estudante Nathalia Lima Janones e, em 2012, também classificou outra menina para representar o Estado, Dieleem Mara da Silva Campos.
         Para Andressa, os jovens têm um papel importante na sociedade e precisam se preparar para escolher melhor seus representantes. Ela contou que o seu interesse pela polÃtica nasceu justamente na escola, com debates nas aulas de história e isso acabou se solidificando durante as pesquisas para as disciplinas e para a realização do concurso.
         Com o tÃtulo ‘Participação polÃtica questão de ética e saber’, a jovem abordou a participação polÃtica no parlamento, nas ruas, nas mÃdias e nas redes sociais e a maneira como muitas pessoas acabam realizando debates e discussões de maneira rasa e muitas vezes sem permitir o diálogo.
          “Há uma grande quantidade de pessoas que só entram nas redes sócias para criticar, difamar ou jogar pedras em polÃticos, não sabendo o que é a participação polÃtica, por isso decidi falar o que é a participação polÃtica, que não é só uma questão de ética, mas é de saberâ€, declarou durante encontro com o governador do Estado, Pedro Taques, em novembro de 2015.
Informações
telma.peres@seduc.mt.gov.br
Clique
REGULAMENTO
http://www12.senado.gov.br/jovemsenador/jovem-senador/regulamento
INSCRIÇÃO
https://www12.senado.gov.br/jovemsenador/jovem-senador/inscricao
KIT DE DIVULGAÇÃO
https://www12.senado.gov.br/jovemsenador/jovem-senador/kit-de-divulgacap-1