
A noção da responsabilidade de viver em comunidade e a concepção de que a corrupção é fruto do pecado, convidam-nos a pensar a existência humana de forma mais crÃtica
Corrupção e Sociedade são temas universais e acompanham a história da humanidade desde que o mundo é mundo. Assim, em tempos de crise polÃtica e denúncias de corrupção, é fundamental que todos reflitam esses temas com parcimônia e cuidado.
          É preciso que não sejamos passivos na atuação sociopolÃtica de nossa nação, pois ela afeta a cada um de nós. Mas como é possÃvel agir de forma ética e esperançosa? Nos livros “A pátria é um dom – Rever com esperança nossos vÃnculos sociais†e “Corrupção e pecado – Algumas reflexões a respeito da corrupçãoâ€, escritos pelo Papa Francisco e publicados pela Editora Ave-Maria, o Santo Padre nos exorta através de suas homilias e nos encoraja a conhecer nossa própria pátria, acompanhá-la e mudá-la se e quando necessário, e a combater os males da corrupção, mas sempre com base nos deveres e valores cristãos.
Conheça as obras:
     Mais do que se coabitar num mesmo espaço geográfico, a identidade de uma nação se constrói com atitudes concretas em benefÃcio do coletivo. Na obra A pátria é um dom – Rever com esperança nossos vÃnculos sociais, Papa Francisco fala sobre os encontros de Jesus com os discÃpulos de Emaús; com a viúva de Naim; Zaqueu; ou os seus discursos em que Ele enfatiza que não veio para ser servido, mas para servir; o bom samaritano; as bem-aventuranças; a revelação do Evangelho aos humildes.
     Todas essas passagens bÃblicas nas reflexões do Papa divorciam-se de uma leitura ou interpretação intimista da Sagrada Escritura para se tornarem um legado do mais genuÃno exemplo de viver em sociedade.
   O livro é composto por nove homilias que apresentam a temática principal sobre a pátria.
  “A BÃblia nas mãos, a Palavra no coração e um desejo concreto de transformar a sociedade, essa é a missão do cristão. Este é o ensinamento profético de Francisco neste livro†afirma o diretor editorial da Ave-Maria, Pe. LuÃs Erlin que assina o prefácio do livro.
  Uma obra que ajudará o leitor a conviver socialmente e com os exemplos da BÃblia, não perder as esperanças de melhora no lugar onde vive.
   Corrupção e pecado, algumas reflexões a respeito da corrupção apresenta a sutil diferença entre o pecado e a corrupção, e convida o leitor a, discernindo ambos, corrigir comportamentos.
   Nesta obra, o Papa lembra que a corrupção está em toda parte, inclusive dentro de nós, de nossa casa, comunidade e igreja. “A corrupção nasce de um coração corrupto”, sinaliza o Santo Padre.
Fará bem sacudirmos a alma com a força profética do Evangelho que nos situa na verdade das coisas, remexendo a folhagem sob a qual a fraqueza humana, unida à cumplicidade, cria o húmus propÃcio para a corrupção. Será muito bom, à luz da palavra de Deus, aprender a discernir os diversos estados de corrupção que nos circundam e ameaçam nos seduzir
P.8
Editora Ave-Maria na internet:
Site: www.avemaria.com.br







