Início COMUNIDADE EM PAUTA Descartada a vinda do curso de Agronomia para Colider

Descartada a vinda do curso de Agronomia para Colider

106
0
Google search engine

Da Assessoria

agronomia foto 3

                    Teve inicio na tarde da quarta-feira (04)  e se encerra hoje a reunião da 1ª Sessão Extraordinária do CONSUNI (Conselho Universitário) de 2016, no auditório do Museu de História Natural de Alta Floresta. Vários assuntos estiveram em pauta, mas o que mais era aguardado pelo prefeito Nilson Santos que participou do evento, era a votação do referido Conselho quanto a vinda  ou não do Curso de Bacharelado em Agronomia, para a UNEMAT campus de Colíder, precisando, para isso, 32 votos favoráveis para a implantação do curso. Mas  vinte 26 votaram “Sim”, 02 votaram “Não” e nove absteram-se de votar, o que resultou na negativa da implantação do curso de agronomia em Colider, mesmo diante o discurso do Prefeito Nilson Santos que presente na reunião em sua fala deixou bastante claro a importância da vinda do curso para Colider que tem forte vocação agrícola, com  muitas atividades agrícolas sendo desenvolvidas no município e na região, com destaque para a agricultura familiar. 

Agronomia foto 2                 Por outro lado, o diretor do Campus, Tales Bogoni defendeu a economicidade do curso de Ciências da Informação que já não realiza pelo menos dois vestibulares, e tem saldo de mais de quinhentos mil reais acumulado, o  que poderia ser usado com fonte de pagamento parcial do curso de Agronomia.

               Ao final da votação a reitora da UNEMAT/MT, Ana Maria de Renzo comentou que o CONSUNI ainda terá duas sessões em 2016, e que a partir da reunião que fará com os onze prefeitos do Portal da Amazônia na terça feira (10), em Cáceres, definirá quais os cursos serão implantados no campus de Colíder. 

                 “Teremos essa reunião com os prefeitos e vamos buscar soluções, convidamos onze prefeitos e esperamos poder contar com eles nessa reunião onde vamos pontuar o que a UNEMAT pode oferecer em termos de curso para essa região”, disse a reitora.

                 O prefeito Nilson também mencionou a sua participação nessa próxima reunião com a reitoria.  “Saímos muito tristes com a não aprovação do curso de Agronomia, queríamos muito esse curso lá em Colíder pois entendemos que vem de encontro coma nossa realidade, com o crescimento da agricultura, mas não vamos desistir, irei estudar com a equipe técnica da prefeitura e tentaremos viabilizar recursos para que possamos solicitar o curso de Agronomia através de parceria com o executivo e demais prefeituras da região. Estarei indo a Cáceres buscar um entendimento com a reitoria para que possamos ter vestibular em 2016 em Colíder”,  concluiu o prefeito.

                Dentro da possibilidade de cursos a serem implantados em Colíder pela UNEMAT foram destacados os cursos de Biologia e Pedagogia, esse último já foi descartado, pois será reofertado pela UAB/UNEMAT,  já no próximo semestre, o que inviabiliza um curso regular de pedagogia no campus, tudo se inclina para que Colíder receba o curso de biologia ainda para o próximo semestre.

Da Redação Folha de Colider / Com Assessoria