ESCOLAS GANHAM ORGANIZADOR DE BIBLIOTECAS

    140
    0
    Google search engine

    Aline Coelho | Seduc-MT

                O hábito da leitura amplia o vocabulário, facilita a comunicação e os conhecimentos de crianças e adolescentes, além de desenvolver a criatividade e senso crítico dos estudantes. Para estimular essa atividade, a Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) investe na implantação de acervos e bibliotecas escolares, bem como em ações voltadas ao fortalecimento desses espaços, entre as iniciativas está o Programa de Gestão de Biblioteca.

                  Desenvolvido pela Superintendência de Tecnologia da Informação (SUTI) da Seduc, o software gratuito e de fácil utilização será empregado na administração das bibliotecas escolares. O programa está disponível no Sistema SigEduca e o acesso ao administrador é restrito aos profissionais responsáveis pelas bibliotecas em cada unidade escolar.

                            A técnica da Coordenadoria de Projetos Educativos, Telma Regina de Oliveir explica que é preciso que as escolas solicitem à SUTI as informações de usuário e senha para que os auxiliares de biblioteca escolar tenham acesso ao sistema Gestão de Biblioteca. Enquanto a página inicial com a vídeo aula sobre o sistema e o Manual de Sistema de Biblioteca que contém as orientações, procedimentos e o passo a passo a serem utilizados, podem ser acessados pelo público.

    “É preciso incentivar e estimular o gosto e o hábito da leitura ainda na infância, pois desde pequena a criança descobre esse mundo novo e tem maior facilidade para compreender, interpretar e reter o que for relevante. Dessa forma, compreendemos que a leitura não pode ser entendida apenas como decodificação de símbolos gráficos, mas sim, de compreensão do mundo a nossa volta. Tudo que vemos, ouvimos e sentimos, passa pela leitura”, pontua Telma.

    Mais investimentos

    Para auxiliar as escolas no desenvolvimento desses espaços destinados ao estudo e à leitura, a Seduc contratou 624 auxiliares de biblioteca para atuar nas unidades escolares este ano.

    Nessa gestão também foram investidos R$ 1,5 milhão em projetos de leitura, literatura e arte em escolas estaduais em uma iniciativa do Governo do Estado, por meio do programa Pipocando o Saber.