sábado, 24/02/2024
Banner animado
InícioNotíciasEducaçãoESCOLAS GANHAM ORGANIZADOR DE BIBLIOTECAS

ESCOLAS GANHAM ORGANIZADOR DE BIBLIOTECAS

Banner animado

Aline Coelho | Seduc-MT

            O hábito da leitura amplia o vocabulário, facilita a comunicação e os conhecimentos de crianças e adolescentes, além de desenvolver a criatividade e senso crítico dos estudantes. Para estimular essa atividade, a Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) investe na implantação de acervos e bibliotecas escolares, bem como em ações voltadas ao fortalecimento desses espaços, entre as iniciativas está o Programa de Gestão de Biblioteca.

              Desenvolvido pela Superintendência de Tecnologia da Informação (SUTI) da Seduc, o software gratuito e de fácil utilização será empregado na administração das bibliotecas escolares. O programa está disponível no Sistema SigEduca e o acesso ao administrador é restrito aos profissionais responsáveis pelas bibliotecas em cada unidade escolar.

                        A técnica da Coordenadoria de Projetos Educativos, Telma Regina de Oliveir explica que é preciso que as escolas solicitem à SUTI as informações de usuário e senha para que os auxiliares de biblioteca escolar tenham acesso ao sistema Gestão de Biblioteca. Enquanto a página inicial com a vídeo aula sobre o sistema e o Manual de Sistema de Biblioteca que contém as orientações, procedimentos e o passo a passo a serem utilizados, podem ser acessados pelo público.

“É preciso incentivar e estimular o gosto e o hábito da leitura ainda na infância, pois desde pequena a criança descobre esse mundo novo e tem maior facilidade para compreender, interpretar e reter o que for relevante. Dessa forma, compreendemos que a leitura não pode ser entendida apenas como decodificação de símbolos gráficos, mas sim, de compreensão do mundo a nossa volta. Tudo que vemos, ouvimos e sentimos, passa pela leitura”, pontua Telma.

Mais investimentos

Para auxiliar as escolas no desenvolvimento desses espaços destinados ao estudo e à leitura, a Seduc contratou 624 auxiliares de biblioteca para atuar nas unidades escolares este ano.

Nessa gestão também foram investidos R$ 1,5 milhão em projetos de leitura, literatura e arte em escolas estaduais em uma iniciativa do Governo do Estado, por meio do programa Pipocando o Saber.

 

 

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes