Parmento Mirim 2014Â (Foto: Angelo Varela)
Na 6ª edição, cada escola teve o direito de apresentar cinco projetos de leis
Elzis Carvalho
                Na terça-feira(4), a partir das 8:30 horas, os 24 parlamentares mirins vão se reunir – no Plenário Renê Barbour – para realizar a eleição da Mesa Diretora e a sessão ordinária. Os eleitos vão deliberar sobre os projetos de leis apresentados por eles.   Em sessão solene, estudantes de seis municÃpios – Vale do Rio Cuiabá – participam da instalação da 6ª Legislatura do Parlamento Mirim – em 2014. A posse e diplomação deles acontecem nesta segunda-feira(3), à s 18 horas, no Plenário Renê Barbour, na Assembleia Legislativa.
              Para o evento, de acordo com a responsável pelo programa, Hederglay A. Souza Bastos Franco, o convite para a solenidade foi feito a diversas autoridades públicas do Estado. Entre eles estão o governador Silval Barbosa (PMDB, os prefeitos das cidades envolvidas com a 6ª Legislatura e para os Secretários de Estado e Municipais de Educação.
             De acordo com as novas regras do Parlamento Mirim, cada uma das escolas participantes desta Legislatura tem o direito de apresentar até cinco projetos de leis. Antes disso cada instituição de ensino apresentava apenas uma proposição.
         As escolas públicas – estadual e municipal – e privadas que participam desta edição legislativa são de Cuiabá, Várzea Grande, Acorizal, Santo Antônio de Leverger, Chapada dos Guimarães e Dom Aquino. Elas podem inscrever os projetos de seus alunos que cursam do 5º ao 9º ano, independente da idade.
         A filosofia adotada pela Assembleia Legislativa – por meio do Planejamento Estratégico – é o de inserir os jovens no processo polÃtico, proporcionando conhecimento mais amplo sobre a democracia, para que cheguem à fase adulta com boa formação polÃtica e contribuam para um Brasil cada vez mais justo e melhor.
          Na Legislatura atual, a relação dos projetos de leis dos deputados mirins aprovados, por setor, ficou assim definida: cultura, dois;  direitos humanos, cinco; educação, oito; saúde, três; meio ambiente, quarto; segurança pública, um e transporte, um.
Das 24 propostas apresentadas, dez são oriundas de escolas estaduais, dez de municipais e quatro de instituições privadas. O municÃpio de Cuiabá é representado por dez deputados; Dom Aquino por sete parlamentares; Chapada dos Guimarães por quatro; Várzea Grande por dois e Acorizal por um deputado.
Confira a lista dos 24 deputados mirins:
Lais Terra Martins Morais
Eduardo Nicolini Dorneles
José Carlos Louzada Junior
Eduardo Gonçalves Gomes de Carvalho
Any Heloise Dutra Cruz
Livia Natália de Souza Lira
Camila Horrana Sousa de Sene
Carlos Victor A. Miranda da Silva
Munila Souza Borba
Viviane Santana da Silva
Ana Luiza Amorim de Lima
João Pedro de Almeida Neponoceno
Fernanda Camila dos Reis Santana
Bruna Valeria Mendes Gadani
Luise da Silva Ribeiro
Victor Hugo Campos Ramires
Tayne da Silva Dias
Kaique Pereira da Silva
Mylena Helena Pavani
Thiago Carajoinas Ramalho Cuenca
Eliane Nunes Rodrigues
Amanda Borges Matos Santana Magalhães
José Carlos Albuquerque de Souza
Gustavo Reis Prado