terça-feira, 16/04/2024
Banner animado
InícioSocialCIDADANIAASSISTÊNCIA SOCIAL: Gestores regionais debatem aprimoramento do Suas

ASSISTÊNCIA SOCIAL: Gestores regionais debatem aprimoramento do Suas

Banner animado
Jana Pessôa/Setas-MT
Encontro Regional dos Trabalhadores do SUAS

Encontro Regional dos Trabalhadores do SUAS

FABYOLA COUTINHO
Assessoria/Setas-MT

                   “São inegáveis as conquistas alcançadas após a criação do Sistema Único da Assistência (Suas) no Brasil. O sistema é uma política pública de Estado reclamável por qualquer cidadão, amparado por várias normativas e que profissionalizou o atendimento das demandas socioassistencias no país”, disse o coordenador-geral da Gestão do Trabalho do Suas do Ministério de Desenvolvimento Econômico e Social e Combate à Fome (MDS), durante o encontro regional da assistência social, que acontece em Cuiabá até esta sexta-feira (31.10). 

                     O evento foi voltado para técnicos de Estado e de municípios de grande porte da região Centro-Oeste, com o objetivo de planejar e construir ações conjuntas relacionadas à Gestão do Trabalho e a Educação Permanente do Suas. Tudo isso dentro da perspectiva de melhorar as condições de trabalho dos técnicos da assistência social e, por consequência, o aprimoramento dos serviços, programas, projetos e benefícios do setor. 

                O Suas está presente em cem por cento dos municípios brasileiros. Contudo, a assistência social ainda enfrenta grandes desafios, como por exemplo, o pequeno percentual de servidores efetivos no segmento. Existem cerca de 600 mil trabalhadores da assistência social. Deste total, apenas 37% são servidores efetivos. 

                       Outro desafio do Suas é a falta de políticas de valorização dos seus trabalhadores. “Há municípios que dividem técnicos com outros municípios, pagando remunerações bastante insatisfatórias. Este profissional obviamente estará desmotivado e isso imapcta na prestação do serviço”, ressaltou o coordendador do MDS. 

            O secretário de Estado de Trabalho e Assistência Social de Mato Grosso, Jean Estevan Campos Oliveira, destacou a importância do assunto. “Encontros como este são tratados com prioridade pelo Governo do Estado, pois são forma de criar uma diálogo permanente e uma ação sincronizada entre entes federados. Além disso, nossos técnicos são de suma importância para o atendimento das famílias em vulnerabilidade social”, pontuou o secretário. 

            EDUCAÇÃO PERMANENTE – Outro assunto debatido no encontro foi a questão da qualificação dos trabalhadores do Suas. A educação permanente está inserida nos princípios e diretrizes da Política Nacional de Educação Permanente – PNEP/2013, instituída pela Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do Sistema Único da Assistência Social (NOB/RH/Suas).

A intenção é o aprimoramento da gestão e a progressiva qualificação dos serviços e benefícios socioassistenciais, com cursos introdutórios e atualizações frequentes para gestores, técnicos e conselheiros da Assistência Social. Assim como a Gestão do Suas, a educação permanente apresenta seus desafios, principalmente diante da pluralidade de cenários nos municípios do Estado e do país. 

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes