
Ascom – Leandro Feriani
   Â
   Representando o CEREST/Norte, a enfermeira Daiane, o apoiador da região norte Edson e o secretário de saúde Adriano Santos, participaram em Fortaleza/CE do XXXII Congresso Nacional de Secretárias Municipais de Saúde, representando o municÃpio de ColÃder e o projeto PRÓ-CATADOR, o qual realiza ações de promoção de saúde e prevenção de doenças e agravos em saúde do trabalhador com os catadores de materiais recicláveis da usina de triagem e compostagem de ColÃder.
        Após apresentação e avaliação dos trabalhos de todas as partes do Brasil, ColÃder conquistou a quinta colocação a nÃvel nacional, sendo o único municÃpio da região Centro Oeste do PaÃs (Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Goiás e Mato Grosso), a ser premiado. Ficando atrás somente de Estados como Alagoas primeiro colocado, São Paulo segundo, Pará terceiro, Santa Catarina quarto.
Â
Além de ser o único projeto matogrossense premiado, dos dez que participarão do congresso. O projeto já havia conquistado o quarto lugar no Estado durante o XIX Encontro de Secretárias Municipais de Saúde de Mato Grosso, promovido pelo COSEMS/MT em Cuiabá.
Â
A enfermeira Daiane Caroliny que apresentou o projeto durante o congresso se mostrou feliz com o resultado “Pra nós do CEREST/NORTE que estamos a frente do projeto é muito gratificante ver o quanto o nosso projeto é importante pra vida daquelas pessoas, bem como para um sociedade inteira, saÃmos daqui com muito aprendizado com os demais projetos, e deixamos também a nossa contribuição para outros municÃpios de outros Estados que deverão aderir o projeto em suas cidades, garantindo assim qualidade de vida as pessoas que trabalham nas usinas de reciclagem†finalizou Daiane.
Â
Para o secretario de saúde a colocação é o reconhecimento do trabalho que vem sendo feito pela gestão municipal “Agradeço ao prefeito Nilson Santos por ter viabilizado a presença da equipe técnica a este congresso nacional, e aos servidores do projeto que estão realizando os trabalhos no aterro sanitário, a secretária de saúde e ao CEREST/Norte que vai com certeza continuar apoiando aquela equipe e dar qualidade de trabalho aos servidores do projeto. Foi muito gratificante representar ColÃder, e agregar conhecimento do SUS a nÃvel nacional, e com certeza além de apresentar o projeto Pró Catador ao Brasil, a onde os gestores vão levar o mesmo projeto a seus estados e municÃpios pra executar em suas regiões, vamos estar levando a ColÃder outras experiências exitosas que acompanhamos aqui, além de temos consciência que deixamos outras experiências do nosso municipio como o NASF, projeto do Tabagismo, saúde na escola com a atenção básica e com a equipe de odontologia nas unidades de saúde. Não podemos parar a saúde tem que avançar“ comemorou o secretário Adriano Santos.







