“FIZ A OPÇÃO PELA MINHA FAMÃLIA NESTE MOMENTO DE DIFICULDADE QUE VIVEMOSâ€, DISSE O PREFEITO MAURO MENDES
   Na véspera da convenção, o prefeito de Cuiabá Mauro Mendes deu um passo atrás e deve, em comunicado oficial, anunciar que não será candidato à reeleição. A tendência é que o deputado estadual Eduardo Botelho, do mesmo PSB, assuma a candidatura.
       Essa decisão deve provocar reviravolta no meio polÃtico. Mauro era considerado até pelos futuros adversários como candidato muito forte na busca de um novo mandato. Caso confirme mesmo a desistência, os principais partidos que fazem oposição podem repensar alianças.
        Entre as razões da desistência, está o fato da famÃlia, especialmente da primeira-dama de Cuiabá VirgÃnia Mendes, se manifestar contra o empresário e ex-presidente da Federação das Indústrias do Estado prosseguir na vida pública. Neste momento, lÃderes da base estão reunidos no Palácio Alencastro, inclusive o governador Pedro Taques.
Desde a noite desta quarta, Taques e o núcleo duro do PSDB tentam demover Mauro da ideia de desistir da disputa. O chefe do Executivo estadual até o procurou pessoalmente. Mauro estava construindo um amplo arco de alianças. Seu favoritismo, conforme pesquisas de intenção, era tanto que alguns partidos situacionistas estavam concorrendo a vaga de vice, entre eles PSDB, Solidariedade e PSD.
Às 10h53 – Deputados confirmam desistência de Mauro e vão ao Paiaguás para governador indicar vice
O deputado Oscar Bezerra (PSB) acaba de deixar a reunião e informa que Mauro desistiu mesmo do pleito a pedido da famÃlia.
Agora ele e Botelho seguem para o Paiaguás para comunicar o governador e pedir que o PSDB indique o vice.
Mauro segue em reunião com o procurador Rogerio Gallo, o secretáio de Governo e Comunicação João Batista e outras lideranças do partido.
Às 10h58 – Ex-secretário vê Botelho como melhor escolha
Neste momento, todos os secretarios e pré-candidatos a vereador entre eles o ex-secretário de Educação Gilberto Fiqueiredo, deixaram o gabinete de Mauro, após comunicado oficial da desistência à reeleição. Segundo Gilberto, ontem mesmo Mauro ligou para Taques para informar da decisão e incumbiu Fábio Garcia e Botelho de fazer as articulações.
O pré-candidato diz que Botelho é mais indicado para substituir Mauro por ter sido bem votado na Capital ao posto que ocupa hoje de deputado estadual.
Às 11h08 – Mauro chora em reunião
Secretário de Governo João Batista revela que o prefeito Mauro Mendes chorou ao ler nota de desistência que será enviada à imprensa. Bastante emocionado, disse a secretários e lideranças que demorou muito para amadurecer a decisão tomada na madrugada desta quinta. Ainda segundo ele, motivos da desistência são a famÃlia e a necessidade de retomar o comando das empresas. Mauro teria  frisado que a decisão não era de sua vontade própria, mas que foi necessária. Por isso demorou tanto para dizer se era candidato.
Secretários deixaram sala bastante abatidos.
do rdnews