quinta-feira, 23/01/2025
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7 dicas para administrar o tempo no dia a dia

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Jaques Costa

                   É importante avaliar e aprender a administrar o tempo. Quantas coisas legais deixamos de fazer por falta de tempo? Mas falta tempo ou desperdiçamos tempo? 

Tem dias que esquecemos de ligar para um amigo e dar parabéns pelo seu aniversário por falta de tempo, mas durante o dia corrido acessamos os e-mails, redes sociais e o WhatsApp várias vezes. Faltou tempo para ligar para o amigo ou não era prioridade?

                1ª Planeje o amanhã.

                  Antes de dormir, escreva o seu planejamento do dia seguinte. Preferencialmente como uma agenda, hora por hora. 

                2ª Deixe o celular no modo silencioso.

Durante uma aula, trabalho ou um compromisso importante, deixe o celular desligado ou no modo silencioso. Avisos de recebimentos de mensagens e outros não serão vilões do seu tempo durante um compromisso que requer sua atenção. No intervalo ou na saída, você verifica as mensagens. Importante, não vale auto enganar-se, verificando o celular no silencioso se você recebeu mensagens ou ligações. 

               3ª Redes Sociais.

O que acontece nas redes sociais durante o seu horário de trabalho pode esperar. Nada irá acontecer ou mudar até o seu horário de almoço ou de saída. 

              4ª Jogos no computador ou celular.

Se você não estiver em um momento de descanso, jogar não é a melhor opção. Quando estamos no trabalho, na sala de aula ou em uma visita, precisamos estar presentes de corpo e alma, presente 100% e com atenção no que está acontecendo no ambiente. 

                  5ª E-mails.

Na maioria dos casos, os e-mails não são urgentes. Planejar horários para ler novos e-mails e responde-los é importante para gerenciar o seu tempo. Por exemplo, três vezes ao dia: após o café da manhã, após o almoço e antes do jantar. Dê prioridade aos e-mails importantes, com prazos e urgentes. Se for urgente ou emergência, a comunicação com certeza não virá por e-mail. 

                             6ª WhatsApp.

Podemos considerar o inimigo número, é atualmente um dos maiores vilões do tempo. Para ajudar, aqueles grupos de amigos que as mensagens não são importantes, coloque no silencioso. Remetentes que só enviam piadas e imagens que não agregam valor, coloque no silencioso. Assuntos importantes e que merecem atenção, ligue e resolva o assunto. 

                        7ª Tempo ocioso.

Administrar o tempo ocioso é difícil e muito importante. Precisamos de um tempo para descansar, por este motivo temos intervalos no trabalho, escola, faculdade e em cursos. Aproveitar bem estes momentos é transformar o nosso dia em um dia mais agradável. Ao invés de ficar no intervalo de um curso, por exemplo, lendo as mensagens no WhatsApp, e-mails ou verificando o que aconteceu nas redes sociais, aproveite para conhecer pessoas novas e trocar experiências (networking). 

Estas dicas foram adaptadas do meu livro 84 Perguntas que Vendem publicado pela Editora Ser Mais.

Sobre Jaques Grinberg: Empresário, coach, escritor e palestrante. Trabalha com os temas de empreendedorismo, vendas, liderança, atendimento e fidelização de clientes. Especialista em Coaching de Vendas, tem vivência prática no mundo corporativo por mais de duas décadas, sócio em quatro empresas, é conhecido nacionalmente com diversos artigos publicados nas principais revistas, jornais e sites do país. Autor do livro 84 Perguntas que Vendem que traz técnicas e ferramentas do coaching de vendas para maximizar os seus resultados.


Pedro Denadai – Hayai Assessoria de Imprensa e Comunicação

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