sexta-feira, 22/11/2024
Banner animado
InícioNotíciasPolíticaTRANSIÇÃO: equipe apresenta dados do governo a Pedro Taques

TRANSIÇÃO: equipe apresenta dados do governo a Pedro Taques

Banner animado


hipernotícia

A Pasta mais polêmica é a nova secretaria de Cidades e Desenvolvimento Regional. Isso porque, Cultura e Turismo também devem compor a nova secretaria

THIAGO ANDRADE 


                           O senador e governador eleito Pedro Taques (PDT) esteve reunido com sua equipe de transição de governo que continua com as apresentações do diagnóstico atual do Estado. Durante o sábado (08) o pedetista conheceu melhor os dados referentes às áreas de competência da nova secretaria de Cidades e Desenvolvimento Regional. 

                  A nova Pasta é uma das que gerou mais polêmica quando foi anunciada pelo coordenador da transição, Otaviano Pivetta (PDT). Isso porque, Cultura e Turismo também devem compor a nova secretaria.

                  Além disso, a pasta deve ser responsável pela Companhia de Saneamento do Estado de Mato Grosso (Sanemat), que ainda opera em alguns municípios do Estado e necessidade de orçamento próprio.

Pedro-Taques620

                 Taques e o vice-governador eleito Carlos Fávaro (PP) terão da equipe técnica mais informações sobre a Agência de Desenvolvimento Metropolitano do Vale do Rio Cuiabá (Agem/VRC) e sobre a Agência de Regulação do Estado (Ager).

Bem como o Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), que deixa de ser de responsabilidade da secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (SEDRAF), e passa a ser da nova pasta de Cidades.

O Intermat detém um orçamento de mais de R$ 11 milhões. Conta com 112 funcionários ativos e é responsável pela execução da política fundiária rural e urbana do Estado.

Por fim, Taques conheceu melhor as pastas de Cultura e Turismo. A primeira foi foco de um escândalo de desvio de recursos e a segunda foi taxada pelo governo como o uma pasta que só serviu para mandar a ex-secretária Teté Bezerra (PMDB) “fazer turismo”.

A fala de Taques na campanha foi por conta do não aproveitamento da Copa do Mundo pela pasta para explorar melhor o potêncial turístico do Estado.

O técnico responsável pela coleta de dados nesta área arquiteto, Eduardo Chiletto, que é mestre em Física e Meio Ambiente, doutorando em Tecnologia.

O também foi voltado para as áreas que devem compor a nova secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDEC). A nova pasta deve nasce de uma fusão da secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (SEDRAF) e a pasta de Indústria, Comércio, Minas e Energia (SICME).

Dados referentes à Junta Comercial (Jucemat); Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT) e Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat), também foram analisados. O responsável pela coleta dos dados e formulação do relatório sobre essas áreas foi o economista Eduardo Moura.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes