Surto de Legionella pode valer multa de milhões e até prisão

    199
    0
    Google search engine

    LABORATÓRIO S JOSÉ

    Caso se comprove culpa, os administradores da empresa Adubos de Portugal, suspeita de estar na origem do surto poderão sofrer contraordenações milionárias bem como arriscar penas de prisão, adianta o Diário Económico.
    PAÍS

    Surto de Legionella pode valer multa de milhões e até prisão

    DR

                       As autoridades já terão uma “ideia concreta” da origem do surto de Legionella, que já custou a vida a cinco pessoas, além de ter causado 278 casos de infeção já registados. A empresa Adubos de Portugal, com sede em Alverca, estará já sob uma inspeção extraordinária. Uma eventual multa poderá chegar aos 2,5 milhões, adianta o Diário Econômico.

                        As contraordenações podem ascender até aos 2,5 milhões de euros. Mas caso se comprove que a empresa suspeita incorreu em crime de poluição, a administração arrisca penas que podem ir de um a oito anos. No caso de negligência comprovada, a pena prevista é de cinco anos. Caso seja crime de poluição atmosférica, a pena é um pouco menos severa: três anos de prisão.

                          Recorde-se que, o surto de Legionella tem tido incidência em três freguesias de Vila Franca de Xira. Trata-se de um dos maiores surtos da bactéria jamais registados, que já é notícia em órgãos de comunicação internacionais, além de já ter sido assunto em Bruxelas e levado a Organização Mundial de Saúde a classificar o caso como “emergência de saúde pública”.

    Poatada por JL Pindado Verdugo