terça-feira, 16/04/2024
Banner animado
InícioNotíciasSaúdeSurto de Legionella pode valer multa de milhões e até prisão

Surto de Legionella pode valer multa de milhões e até prisão

Banner animado

LABORATÓRIO S JOSÉ

Caso se comprove culpa, os administradores da empresa Adubos de Portugal, suspeita de estar na origem do surto poderão sofrer contraordenações milionárias bem como arriscar penas de prisão, adianta o Diário Económico.
PAÍS

Surto de Legionella pode valer multa de milhões e até prisão

DR

                   As autoridades já terão uma “ideia concreta” da origem do surto de Legionella, que já custou a vida a cinco pessoas, além de ter causado 278 casos de infeção já registados. A empresa Adubos de Portugal, com sede em Alverca, estará já sob uma inspeção extraordinária. Uma eventual multa poderá chegar aos 2,5 milhões, adianta o Diário Econômico.

                    As contraordenações podem ascender até aos 2,5 milhões de euros. Mas caso se comprove que a empresa suspeita incorreu em crime de poluição, a administração arrisca penas que podem ir de um a oito anos. No caso de negligência comprovada, a pena prevista é de cinco anos. Caso seja crime de poluição atmosférica, a pena é um pouco menos severa: três anos de prisão.

                      Recorde-se que, o surto de Legionella tem tido incidência em três freguesias de Vila Franca de Xira. Trata-se de um dos maiores surtos da bactéria jamais registados, que já é notícia em órgãos de comunicação internacionais, além de já ter sido assunto em Bruxelas e levado a Organização Mundial de Saúde a classificar o caso como “emergência de saúde pública”.

Poatada por JL Pindado Verdugo

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes