O movimento promovido pela Federação de Amor Exigente em parceria com a Regional Mato Grosso e Secretaria de Estado de Educação (Seduc) iniciou em no Estado o Programa Qualidade de Vida com Amor Exigente (PQVAE) nas Escolas. Após o encontro de três dias, no último final de semana (14 a 16.11), vários gestores, professores, e toda a população presente conheceram a importância e os benefÃcios do programa como prevenção na luta por uma sociedade em defesa da vida.
       Fortalecido como movimento de proteção e responsabilidade social, o PQVAE tem como objetivo identificar fatores de risco, de proteção e indÃcios dos desvio de condutas, como consequência aos processos pessoais e sociais de convivência e qualidade de vida. Nas escolas o programa atua com a formação de grupos em que a comunidade escolar, por meio de um agente de transformação e multiplicadores, repassa os princÃpios de ação do Amor Exigente.
         “Depois de trabalharmos durante 30 anos com os problemas instalados, atuando com familiares de dependentes compulsivos, estendemos nossa atuação para prevenção e nesse sentido chegamos as escolas”, destacou o presidente da Federação de Amor Exigente, Carlos Alberto Torres Ribaldo.
        A coordenadora nacional da prevenção na Federação, Bernadete Oliveira Maciel, destaca que o objetivo é trabalhar coletivamente com as famÃlias e as crianças e jovens para evitar o problemas. “Caso contrário estaremos sempre enxugando gelo”, brincou.
         Hoje a Federação já tem implementado o PQVAE em outras quatro Estados do paÃs, com vários grupos formados em vários municÃpios em Minas Gerais, Rio Grande do Sul, São Paulo, Goiás e agora em Mato Grosso, com a coordenação da equipe do Programa Qualidade de Vida da Seduc e projeto Paz na Escola.
            Participaram do evento representantes do Tribunal de Justiça, Secretaria de Estado de Educação, Universidade Federal, grupos de Amor Exigente e convidados que atuam no trabalho em rede para a prevenção de violência e por qualidade de vida.