sexta-feira, 22/11/2024
Banner animado
InícioSocialPAIS & FILHOS“Não o obrigue a gostar de tudo!”

“Não o obrigue a gostar de tudo!”

Banner animado

alt

  Escrito por Dora Troncão

                 “Não gostamos de todo o tipo de comida e muitos dos nossos gostos vão mudando, logo, se o seu filho prefere o frango e não toca nos legumes, deixe-o comer frango até se cansar. Não o obrigue a gostar de tudo”. O alerta foi feito pelo pediatra Carlos Gonzalez durante a Conferência “Amamentação, uma vitória para toda a vida “, organizada em Lisboa, pela “Amamentos” e pela “SOS Amamentação” no âmbito da Semana Nacional da Amamentação.

 

                            Carlos Gonzalez, autor dos livros “Bésame Mucho: Como criar os seus filhos com amor” e “Um Presente para a Vida: Um Guia para Aleitamento Materno”, lembrou que “30% das crianças sofrem de excesso de peso ou obesidade e mesmo assim a maioria das mães continua a queixar-se ao pediatra que o filho não come ou que nunca comeu nada”. O médico considera que “a culpa é, em muitos casos, dos profissionais de saúde porque são raras as vezes em que dizemos a uma mãe que o filho está gordo, mas muitas em que falamos do baixo percentil, do pouco peso e de que está demasiado magro”.

                     As indicações de calorias a consumir diariamente por cada criança baixaram quase 40 por cento em 10 anos, de acordo com dados da FAO (Organização Mundial para a Alimentação, atualizados pelo investigador americano Atul Butte e apresentados por Gonzalez na Conferência. “As mães compram livros com valores desatualizados mercê da décalage entre a publicação de um artigo científico e a oficialização de dados. Não posso instruir uma mãe sobre as quantidades que uma criança deve comer. No entanto, o peso não engana: criança magra deve comer mais; criança gorda come demais…”.

                  Para além do peso, saber se os filhos têm os nutrientes necessários também preocupa as mães. Estudos internacionais revelam que reconhecidos investigadores britânicos e americanos estão em desacordo quanto às quantidades de vitaminas destinadas a cada criança. “Uma coisa é certa: o leite materno tem todas as vitaminas. Uma criança que toma leite materno precisa de carne, e não de verduras, porque necessita de ferro e zinco enquanto as restantes vitaminas, incluindo a B12, existem no leite materno”.

                    Gonzalez alertou para a vigilância das vitaminas nos casos da dieta vegetariana, um dos temas abordada durante a Conferência. “Ser vegetariano não é comer apenas maçãs. É necessário estudar e perceber que suplementos vitamínicos se têm de procurar, como o ferro e a Vitamina B12, por exemplo.” O pediatra frisou também que o consumo de algas exige cuidado. “Não daria algas a uma criança nem a uma grávida porque o exagero pode ser prejudicial à tiroide. As algas não são para usar como a alface, mas antes como os orégãos.”.

                  O médico espanhol, fundador e presidente da Associação Catalã de Aleitamento Materno, discordou da dieta Paleo (baseada na alimentação do período Paleolítico), também referida durante a Conferência, e que exclui, por exemplo, o consumo de cereais e leguminosas, referindo que “os paleolíticos não seguiam esta dieta” e garantindo que “não traz benefícios à saúde”.

                       Por outro lado, Gonzalez defendeu o método do Baby Led-Weaning na introdução da alimentação complementar das crianças a partir dos seis meses, “que promove a liberdade de as crianças explorarem os alimentos à vontade, descobrindo texturas e sabores, e aprendendo a mastigar”. Este método parece trazer grande autonomia e afinar gostos desde os seis meses de idade. A este propósito, o médico lembrou que “não gostamos de todo o tipo de comida e muitos dos nossos gostos vão mudando, logo, se o seu filho prefere o frango e não toca nos legumes, deixe-o comer frango até se cansar. Não o obrigue a gostar de tudo”. Postada por JL Pindado Verdugo

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes