por DN.pt
Mali tenta controlar a epidemia do ébolaFotografia © REUTERS/Joe Penney
É o terceiro repatriamento autorizado pelo governo espanhol. Voluntária dos Médicos Sem Fronteiras está no Mali.
Uma voluntária espanhola pode estar infetada com o vÃrus do ébola. Por precaução, o governo autorizou o repatriamento e a mulher, que estava ao serviço dos Médicos Sem Fronteiras. O avião médico (próprio para casos como o ébola) que transportará a voluntária foi fretado pela própria ONG.
Segundo o El Confidencial, a mulher foi picada quando dava uma injeção a um doente com ébola, no Mali. É a terceira vez que Espanha repatria um dos seus cidadãos de um paÃs africano desde que a epidemia começou. Miguel Pajares e Manuel GarcÃa Viejo acabaram por falecer.
Quando chegar a Madrid, a voluntária será transportada para o Hospital Carlos III, o mesmo onde Teresa Romero foi infetada, tornando-se no primeiro caso de infeção de ébola fora de Ãfrica.
Nos EUA, um pessoa que visitou recentemente o Mali foi sujeita a exames cujos resultados são esperados ainda hoje. Segundo as autoridades de Nova Iorque, citadas pela Reuters, a pessoa apresenta alguns sintomas e foi isolada, por precaução.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) revelou ontem que 5420 pessoas já morreram de ébola em oito paÃses, onde foram identificados 15 145 casos de infeção, desde dezembro de 2013.
Postada porJL Pinado Verdugo