O Projeto Janeiro Branco foi criado com intuito de promover esclarecimentos acerca da saúde mental da população, portanto “é uma campanha que busca mostrar à s pessoas que elas podem se comprometer com a construção de uma vida mais feliz para si mesma.â€
           A campanha teve inÃcio em 2014 em Minas Gerais na cidade de Uberlândia, sendo uma proposta transdisciplinar. Deste modo a campanha para 2017 em saúde mental tem o tema: “Quem cuida da mente, cuida da vida!†E está sendo realizada em vários estados e cidades do Brasil.
           Sendo assim, o intuito é viabilizar logo no primeiro mês do ano a população a olhar para sua condição psÃquica/existencial, e a disposição para a vida e novos projetos, já que janeiro é um mês carregado de simbolismos.
Neste sentido ressalta-se que em alguns momentos, as pessoas realizam planos dos quais não se concretizam de acordo com o esperado, e assim aparecem as dificuldades e impotências na condição das quais envolvem o pensar, sentir, agir e viver e observar como estamos vivendo.
           Com intuito de olhar com carinho para quem somos a campanha nos ajuda a compreender de uma forma mais clara a realidade que existe dentro de cada um de nós, no que diz respeito aos nossos pensamentos, sentimentos, desejos, afetos, emoções e comportamentos.
Quando se está com medo ou ansioso e não se consegue dominar estes sentimentos, pode – se dizer que aqui existe um sofrimento mental do qual não permite com que o individuo tome uma atitude para superar o medo. Em alguns momentos, seria como se o mesmo se sentisse paralisado. O medo possui a função de paralisar, e então quando nos libertamos dele, conseguimos executar aquilo que gostarÃamos com a satisfação de terminar aquilo que até então foi programado.
Sabemos que este tipo de problema quando não solucionado, por vez pode trazer consequências tais como: depressão, transtorno do pânico, diminuição da qualidade de vida, desanimo (não existe vontade de realizar as tarefas do dia a dia que antes tÃnhamos prazer de fazer), ansiedade, fobias, e outros sintomas orgânicos tais como: insônia, stress, perda ou ganho de apetite, nervosismo, comunicação prejudicada com as pessoas ao nosso redor e também para conosco, não entendendo em alguns momentos o que sentimos.
Vale lembrar que para tudo existe uma solução! A psicoterapia, e o fato de ter um acompanhamento psicológico nos ajuda a vencer boa parte deste problemas. Em sua maioria das vezes o comprometimento do individuo com a sua felicidade e a responsabilidade por si mesmo, traz uma vida mais equilibrada e saudável emocionalmente.
Quem cuida da mente, cuida da vida. Caso esteja difÃcil, procure ajuda especializada. Nossa saúde emocional é de extrema importância para que a forma da qual vivemos seja saudável.  Você pode se comprometer com a construção de uma vida mais feliz para si mesmo(a).
        Tatiani Peres
Psicóloga formada pelo Unicesumar – Maringá – PR desde 2009.
Especialista em Terapia Sistêmica para indivÃduos, casais e famÃlia pelo CEFI de Porto Alegre – RS; Especialista em Gestão de Pessoas pela Fasipe- Sinop – MT; Analista DISC pela Rede Inteligente de São Paulo – SP e consultora organizacional.
É psicóloga do Hospital Regional de Colider – MT; Atende na Fisiopilates em Colider – MT e no Laboratório Confiança em Nova Canaã do Norte – MT, crianças, adolescentes e adultos; apaixonada por mudar a vida das pessoas e trazer a tona o melhor delas.
Contato: E-mail: tatiani.peres@gmail.com -Â Fone: (66) 9.9932-9779