quinta-feira, 23/01/2025
Banner animado
InícioNotíciasEsportesRichard Gama vence duas e segue para Copa Gerdau

Richard Gama vence duas e segue para Copa Gerdau

Banner animado

O cuiabano está na 16ª posição dentre 140 tenistas de toda América do Sul

Richard Gama, de 13 anos, obteve duas vitórias no 47º Banana Bowl, um torneio sul-americano de tênis, realizado de 04 a 11 de fevereiro, no Recreio da Juventude, em Caxias do Sul (RS), no Brasil, certame que compõe a Gira Cosat e vale pontos para o ranking sul-americano que definirá vagas para a seleção brasileira juvenil. Seis atletas, da categoria 14 anos masculino, formarão a seleção que representará o país nos mundiais da Gira Europeia. E o cuiabano está em 16º.

Na Simples (individual), Richard Gama abriu a primeira rodada como cabeça de chave, então avançou sem enfrentar adversário, depois venceu a segunda rodada contra o brasileiro Aécio Maranhão por dois sets a zero e parciais de 6/4 e 6/2 e, em seguida, perdeu a terceira rodada para o venezuelano Francisco Villarroel por 6/4 e 7/6(5).

Nas Duplas, Richard e o parceiro brasileiro Gabriel Constantino começaram como cabeças de chave, depois venceram a segunda rodada contra os brasileiros Lucca Liu e Mathias Klimovicz por dois sets a zero e parciais de 6/1 e 6/3 e, na sequência, perderam nas quartas de final para o peruano Christopher Li e o chileno Felipe Comper por parciais de 6/1 e 6/2.

Gira Cosat

A Gira Cosat é formada por 11 etapas (torneios) e todos acumulam pontos para o ranking sul-americano. Os atletas competem, somam pontos, são posicionados no ranking e os melhores são convocados para a seleção brasileira de tênis. Ao todo são 20 vagas, seis para a categoria 14 anos masculina, seis para a 14 anos feminina, quatro para a 16 anos masculina e quatro para a 16 anos feminina. Todos os classificados receberão apoio financeiro para a Gira Europeia.

De acordo com o presidente da Federação Mato-grossense de Tênis (FMTT), Rivaldo Barbosa, a Gira Cosat dá acesso aos tenistas sul-americanos na Gira Europeia, que é considerada a primeira fase da profissionalização dos atletas no alto rendimento. Segundo ele, caso o tenista cuiabano se classifique, competirá em torneios mundiais por cerca de 40 dias na Europa. E disse: “Estamos na torcida pelo nosso representante. Será Mato Grosso na seleção e na Europa”.

Um pouco da campanha

Richard Gama teve vitórias e derrotas em torneios no Chile, Uruguai, Argentina, Colômbia, Equador, Paraguai e Brasil. Os últimos foram a Copa Clube Campestre Cali, Guayaquil Bowl, Asuncion Bowl, 47º Banana Bowl e segue para o Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, chamada de Copa Gerdau, que ocorre de 11 a 18 de fevereiro, na Sociedade Ginástica de Porto Alegre (Sogipa), em Porto Alegre (RS), no Brasil.

Na Copa Clube Campestre Cali, de 14 a 21.01, em Santiago de Cali, na Colômbia, Richard venceu o mexicano Francisco Borbolla por 6/2 e 7/6(5), depois ganhou do equatoriano Gian Rojas por 6/0 e 62 e perdeu para o equatoriano Álvaro Meza por 6/1 e 6/4. E, nas duplas, com o parceiro Gabriel Constantino, venceram Francisco Borbolla e Alejandro Licea, ganharam de Piero Moreno e Nicolas Mendoza, superaram Máximo Lucentini e Manuel Salvo, venceram Francisco Villarroel e Christopher Li e perderam a final para Álvaro Meza e Rodrigo Oca por 6/7(3) e 6/2(10-08).

No Guayaquil Bowl, de 21 a 28.01, em Guayaquil, Equador, o tenista cuiabano venceu a primeira rodada contra o boliviano Santiago Ibargen por 6/2 e 6/1 e perdeu a segunda rodada para o equatoriano Álvaro Meza por 6/0 e 6/1. E, nas duplas, com Constantino, venceram Ignácio Buse e Jerome Ricker e perderam a segunda rodada para Felipe Comper e João Victor Loureiro.

No Asuncion Bowl, de 28.01 até 04.02, em Assunção, no Paraguai, ficou de cabeça de chave na primeira rodada e perdeu a segunda rodada contra o mexicano Francisco Borbolla por dois sets a um e parciais de 3/6, 7/6(6) e 6/2. E não jogou duplas.

Orçamento Gira

Jogar esse circuito é um investimento muito alto. Valor de passagens para vários países, estadia durante semanas, comer em restaurantes todos os dias, inscrições nos torneios e equipamentos (tênis, raquete, encordoamento e etc). Jogar a Gira Cosat é a prova de fogo para os tenistas e suas finanças (pais ou patrocinadores). E, no caso do Richard, as viagens só são possíveis pelo patrocínio do Serviço Social da Indústria (Sesi-MT), Unimed-CBA e Espaçolaser.

Vídeo de Richard Gama x Francisco Villarroel – https://youtu.be/02QQDKZxZwA

Texto e foto: Junior Martins

Assessoria Richard Gama – www.clippingcom.com

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes