sexta-feira, 24/01/2025
Banner animado
InícioAGRONOTÍCIASAgronegócioBRUCELOSE BOVINA: Comitê consultivo é instalado em MT

BRUCELOSE BOVINA: Comitê consultivo é instalado em MT

Banner animado

O objetivo do comitê é definir novas diretrizes para o controle da brucelose no Estado

Assessoria/Sedec-MT

Dayanne Santana | Sedec-MT

                 O Comitê Consultivo sobre Brucelose Bovina do Estado de Mato Grosso (CCBB-MT), realizou sua primeira reunião nesta terça-feira (18.04), para alinhar as ações que serão desempenhadas acerca do Programa Estadual de Brucelose. O comitê foi instituído por meio da Portaria Indea-MT nº 07/2017, publicada no Diário Oficial do Estado, em fevereiro deste ano, considerando a necessidade de normatizar o controle da brucelose bovina em Mato Grosso.

               O objetivo do comitê é definir novas diretrizes para o controle da brucelose no Estado, uma vez que os resultados demonstram redução na prevalência, tanto de animais quanto de foco. De acordo com o presidente do Indea, Guilherme Nolasco, o comitê deve discutir uma nova legislação do Programa de Brucelose em Mato Grosso.

“A intenção é construir uma nova legislação, moderna, tendo em vista a evolução da pecuária, e a disponibilidade de outra vacina no mercado. O Programa Estadual de Brucelose é o que mais evoluiu no país, mas podemos evoluir ainda mais, com uma nova legislação, seguindo as diretrizes do governo estadual, de que se constrói politicas publicas junto aos setores e sociedade”.

Os principais segmentos envolvidos no Programa são: o Serviço Veterinário Oficial – SVO, o médico veterinário privado (cadastrado e habilitado pelo Indea) e o setor produtivo, que desenvolvem atividades fundamentais para a melhoria da situação sanitária do país. O programa tem por objetivo reduzir a prevalência e a incidência da doença em bovinos e bubalinos, visando a erradicação.

Panorama

Um estudo realizado em 2002 demonstrou uma prevalência de brucelose em Mato Grosso, de 41,2% de focos e 10,2% de animais. No mesmo ano, o Serviço Veterinário Oficial iniciou as ações preconizadas no Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose com implantação do programa de vacinação e ações complementares, para diminuir a prevalência da brucelose bovina no estado.

Em 2014, um segundo estudo analisou novamente a situação da brucelose bovina que revelou uma prevalência de 24% de focos e 5,1% de animais, uma redução significativa em relação ao estudo realizado em 2002, porém os resultados demonstram valores de prevalências de focos ainda expressivos em todo o estado.

Um dos objetivos do CCBB é identificar a causa desta redução heterogênea da prevalência de focos elegendo a melhor alternativa para que Mato Grosso continue a evoluir no controle da brucelose bovina, utilizando de forma racional e eficiente os recursos públicos e privados, otimizando o tempo e evitando perdas econômicas e de saúde pública.

Composição

O Comitê é presidido pelo Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT) e composto por representantes da Superintendência Federal de Agricultura em Mato Grosso (SFA-MT); Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT); Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato); Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat);  Sindicato  das  Indústrias  de  Frigoríficos  do  Estado  de  Mato  Grosso (Sindifrigo);- Associação de Frigoríficos de Mato Grosso (Asfrigo-MT); Sindicato das Indústrias de Laticínios do Estado de Mato Grosso (Sindilat); Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso (OCB-MT);- Associação Brasileira dos Criadores de Zebu de Mato Grosso (ABCZ-MT);- Fundo Emergencial de Saúde Animal do Estado de Mato Grosso (Fesa-MT);- Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Mato Grosso (CRMV-MT).

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes