quinta-feira, 23/01/2025
Banner animado
InícioCOMUNIDADE EM PAUTADuas mil propriedades estão sem regularização fundiária urbana e rural em Colíder;...

Duas mil propriedades estão sem regularização fundiária urbana e rural em Colíder; Vereador Marquinhos luta para agilizar processos

Banner animado
Por Sérgio Ober – Assessor de Imprensa

 MARQUINHOS INCRA        A regularização fundiária urbana e rural ainda é um sonho distante para muitos proprietários de imóveis em Colíder. O processo avança lentamente e ainda há muitas áreas sem o documento definitivo de posse no município. O número reduzido de servidores no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) atrasa a análise dos processos. A demora na publicação dos georreferenciamentos já realizados é outro entrave.

Em todo o município cerca de dois mil proprietários aguardam a titulação definitiva de suas terras. Em busca de informações e de pressa na tomada de soluções, o vice-presidente da Câmara de Vereadores, Marcos Aragão, o Marquinhos (PSD), visitou o coordenador do escritório local do Incra, Luiz Mauro Evangelista, que confirmou que a falta de servidores e de estrutura adequada é um dos gargalos.

“Os processos para as regularizações urbanas estão emperrados, as baixas nas cláusulas resolutivas também e tem ainda o georreferenciamento da Gleba Teles Pires, que já foi feito mas não colocado no sistema pela empresa que fez as medições. E isso impede que os proprietários possam fazer seus requerimentos e entrar com o pedido de regularização de suas terras”, explica Marquinhos.

Marquinhos já agendou para a próxima terça-feira (20.06), em Cuiabá, um encontro com o superintendente regional do Incra, João Bosco de Moraes. “Irei relatar os problemas que enfrentamos em Colíder e fazer algumas reivindicações”, disse o vereador. Marquinhos também pretende ir à Brasília conversar sobre a questão com o presidente nacional do instituto, o engenheiro agrônomo Leonardo Góes Silva.

Marquinhos já realizou várias gestões junto a órgãos federais, levando documentos e cobranças dos moradores de áreas sem documentação. “Acabamos conquistando para Colíder a regularização de várias áreas urbanas. Mas ainda falta muito para avançar. Na região urbana, há ainda bairros com problemas antigos relativos a inventários e que dependem da interferência do Ministério Público”, comenta.

O vereador relata que a regularização fundiária garante para as famílias beneficiadas o acesso a linhas de crédito, serviços públicos, redes de infraestrutura, valorização dos imóveis e a “oficialização” das ruas.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes