Um total de 23 companhias espanholas iniciaram na terça-feira, 2, em Porto Alegre, um encontro empresarial com o objetivo de identificar oportunidades de investimento e encontrar novos parceiros locais para desenvolver seus projetos.
             Além de explorar as oportunidades que ambos paÃses oferecem, o Encontro Empresarial Espanha-Brasil, organizado pela agência espanhola de exportações e investimentos ICEX, pretende ser um fórum no qual as companhias podem encontrar alianças estratégicas em terceiros paÃses, segundo seus organizadores.
        “Cada vez acreditamos mais que a relação econômica é bilateral. Inclusive queremos fazer negócios conjuntos (Brasil-Espanha) em terceiros paÃsesâ€, disse à Agência Efe Fernando Salazar Palma, conselheiro comercial da Embaixada da Espanha em BrasÃlia.
         Salazar citou como exemplo de cooperação entre empresas brasileiras e espanholas a construção do gasoduto do Peru e o metrô do Panamá.
           O encontro começou na terça-feira com um seminário prévio no qual foi detalhado às companhias o contexto econômico e legal do gigante latino-americano.
         Na quarta-feira, quando foi inaugurado formalmente o evento, foram  realizadas três mesas setoriais: “Energias Renováveis no Rio Grande do Sulâ€, “Espanha: Porta de Entrada na Europa para as Empresas Brasileiras†e “Oportunidades e Entorno de Investimento no Rio Grande do Sulâ€.
        O Rio Grande do Sul conta com uma renda per capita superior a US$ 14 mil e tem o quarto maior PIB em termos absolutos do Brasil, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
       O evento terminou na quinta-feira com uma roda de negócios .
Postada por JL Pindado Verdugo
De acordo com o conselheiro comercial da Embaixada da Espanha, estão previstas entre 80 e 100 reuniões.
         No encontro participaram empresas como Acciona, o banco Santander Brasil, Iberdrola, metrô de Madri, a consultoria de direito J&A Garrigues e a Companhia Espanhola de Financiamento de Desenvolvimento (Cofides), entre outras.
O Brasil foi em 2013 o primeiro mercado de exportação para a Espanha na região ibero-americana, com um crescimento de 28,9%, enquanto em termos de investimento, o mercado brasileiro é o segundo destino mundial com um inventário avaliado em 54,4 bilhões de euros.
EFE/VisãoNacional