quarta-feira, 22/01/2025
Banner animado
InícioSocialCIDADANIAMPE realiza ‘1º Encontro Estadual da Infância e Juventude’ nesta quinta e...

MPE realiza ‘1º Encontro Estadual da Infância e Juventude’ nesta quinta e sexta-feira

Banner animado
          Durante dois dias, nesta quinta-feira (31.08) e sexta-feira (01.09), o Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio da Procuradoria de Justiça Especializada em Defesa da Criança e Adolescente, Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) e Fundação Escola Superior do MP, realizará o 1º Encontro Estadual da Infância e Juventude com renomados palestrantes, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, em Cuiabá.             O encontro que deverá reunir cerca de cem pessoas, entre membros e servidores, tem como objetivo traçar um diagnóstico dos maiores desafios vivenciados no Estado, na área infantojuvenil, bem como avaliar ações e metodologias desenvolvidas pelos membros do Ministério Público na efetivação dos direitos das nossas crianças e adolescentes. A proposta é unir ideias e boas práticas. 

            A abertura do evento, às 8 h, contará com a apresentação do Instituto Flauta Mágica. No período matutino serão apresentados dois painéis, o primeiro às 08h30, terá como palestrante João Batista Costa Saraiva, advogado, consultor no Unicef que vai explanar sobre as “Medidas Socioeducativas – Inexistência de vagas nas Comarcas do interior para cumprimento da medida de internação – O que fazer? – Qual o papel do juiz e do promotor?”. A mesa será presidida pela promotora de Justiça de Tangará da Serra, Janine Barros Lopes. 

             Já às 10h30, o procurador de Justiça, titular da Procuradoria Especializada em Defesa da Cidadania e Consumidor Edmilson da Costa Pereira falará sobre Planejamento Estratégico, “Planos Nacional, Estadual e Municipal de Saúde – Tratamento de Desintoxicação – Implementação, realidade, carências e desafios”. A mesa terá como presidente o promotor de Justiça do Juizado Especial Criminal da Comarca de Cuiabá, Roosevelt Pereira Cursine.

             No período vespertino, a partir das 14 h, o doutor em Sociologia e professor adjunto do Departamento de Ciências Sociais do Instituto de Ciências Humanas e Coordenador de Projetos do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da educação da universidade Federal de Juiz de Fora, Fernando Tavares Junior abordará Planejamento Estratégico na área da educação, “Planos Nacional, Estadual e Municipal de Educação – Implementação, realidade, carências e desafios”.

Às 16h30, o procurador de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul, Sérgio Harfouche, apresentará o Programa de Conciliação para Prevenir a Evasão e a Violência Escolar (Proceve). A mesa será mediada pelo Secretário de Estado de Educação de Mato Grosso, Marco Aurélio Marrafon. A programação será finalizada com o lançamento do livro “Trabalho Escravo Contemporâneo: os impactos no meio ambiente do trabalho” de autoria da servidora do Ministério Público, Mestra Marina Dorileo Barros.

PROGRAMAÇÃO SEGUNDO DIA (01.09): 

A partir das 08h30, a palestra de apresentação será sobre as experiências de projetos desenvolvidos no Estado de Mato Grosso na área da infância e Juventude, com os promotores de Justiça de Sorriso e Campo Novo do Parecis, Márcio Florestan Berestinas e Luiz Augusto Ferres Schimith, respectivamente. A mesa será presidida pelo promotor de Justiça da infância e Juventude de Rondonópolis, Ari Madeira Costa. 

Às 14 h, o juiz da 2ª Vara da Comarca de Sidrolândia-MS e juiz auxiliar da Coordenadoria da Infância e Juventude de Mato Grosso do Sul, Fernando Moreira Freitas da Silva, apresentará a temática “Adoção: Cadastro, Busca Ativa e Preparação dos Adotantes”. A promotora de Justiça da Comarca de Diamantino, Enaile Laura Nunes da Silva presidirá a mesa de debate. 

Para fechar as atividades, às 16h30, o procurador de Justiça Coordenador da 4ª Procuradoria de Justiça da Infância e Juventude do Rio de Janeiro, Sávio Renato Bittencourt Soares Silva, abordará “A  Ação de Destituição do Poder Familiar e o Papel do Ministério Público”. A mesa será presidida pelo promotor de Justiça da Comarca de Chapada dos Guimarães, Leandro Volochko.

Por ANDRÉIA MEDEIROS /MPMP
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Anúncio -
Banner animado

MAIS LIDAS

Comentários Recentes